Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Masturbação e orgasmo podem diminuir cólicas menstruais. Entenda
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em maio celebram-se dois movimentos importantes, o mês da visibilidade menstrual e o mês da masturbação. Logo de cara parece que as duas coisas não têm ligação, mas te garanto que sim.
Lá no início dos tempos, a masturbação era vista por diversas sociedades como uma prática imoral e até mesmo prejudicial, mas claro que isso está bem longe de ser verdade. A masturbação auxilia no alívio de dores relacionadas à menstruação e outros sintomas ginecológicos, gera sensação de bem-estar, melhora o sono e traz diversos benefícios à saúde da mulher.
Para saber mais sobre o assunto, conversei com a obstetriz especialista em saúde íntima, fundadora e CEO da Inciclo Mariana Betioli.
Universa - Como a masturbação feminina pode auxiliar no alívio de dores e sintomas menstruais?
Mariana - O orgasmo é muito eficiente no alívio das cólicas menstruais. A cólica é a contração do útero para expelir a menstruação. Durante o orgasmo, o útero também contrai, mas relaxa totalmente em seguida. E esse relaxamento é um dos responsáveis pelo alívio das cólicas. O outro é a ação dos hormônios no organismo. Durante o orgasmo, o corpo libera ocitocina, endorfina e dopamina, que vão promover uma sensação de bem-estar e relaxamento.
Grande parte das mulheres tem aumento de libido durante a menstruação, mas elas acabam se privando de sentir prazer seja com a masturbação ou mesmo do sexo por causa do sangue e toda a bagunça que pode acontecer. Nestes casos, indico o uso do disco menstrual, um tipo de coletor que é colocado no fundinho da vagina e mantém o sangue dentro do corpo mesmo durante o orgasmo. Ele possibilita que a mulher se toque, use brinquedos erótico ou mesmo tenha sexo com penetração sem que o sangue vaze.
Quais benefícios a masturbação traz?
Mariana - Além de aliviar a cólica menstrual, a masturbação promove uma sensação de bem-estar, melhora o humor, a autoestima, a concentração, diminui o estresse e a ansiedade, ajuda a melhorar o sono e fortalece nosso sistema imunológico. Dentro da relação a dois ela também é importante pois é uma forma de a mulher aprender mais sobre o que gosta e coloca isso em prática no encontro sexual [...]. Quanto mais a mulher se conhecer e sentir prazer, mais desejo ela vai ter, ou seja, aumenta a libido.
Durante o período de ciclo menstrual, a masturbação é eficaz até que ponto?
Mariana - Alguns estudos relatam que a masturbação é eficaz para o alívio da cólica menstrual em 90% das mulheres. Se a cólica for intensa, é provável que não cesse, mas muito provavelmente vai aliviar.
'É preciso desmistificar tabus'
Mensalmente são comemorados diversos movimentos, mas qual a importância de celebrar a masturbação e a menstruação? Marina me conta que por serem assuntos considerados tabus, a importância é redobrada para desmistificar os temas: "É preciso falar sobre eles para que as pessoas desmistifiquem as crenças históricas. Acredito que só com informação de qualidade poderemos ajudar as pessoas a entenderem mais sobre o funcionamento do próprio corpo e cuidar da melhora da saúde, higiene e sexualidade", diz.
Será que a masturbação em excesso pode ser prejudicial à nossa saúde? Adianto que as notícias são boas!
"Masturbação com muita frequência não é prejudicial", diz a especialista, ao contar que é importante ter cautela no uso de brinquedos como vibradores, por exemplo: "Quando o clitóris é repetidamente estimulado de forma muito intensa, pode acabar ficando menos sensível a toques mais suaves. A dica é usar a vibração leve e não pressionar tanto".
Agora que já conhece os benefícios da masturbação durante o período menstrual, é hora de usar essas dicas em prol da sua saúde física, mental e sexual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.