Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
BBB 21: Permanência de Arthur mostra o quanto se passa pano para machismo
Desde o início do BBB 21, o professor de crossfit Arthur é um dos homens que mais demonstra masculinidade tóxica no programa. O crossfiteiro já foi tóxico com a atriz Carla Diaz, com quem viveu um romance na casa. Reproduziu comportamento machista junto com seu mano Projota e passou boa parte do programa admirando seus próprios músculos no espelho e falando, quando frustrado, que ia "quebrar tudo".
Apesar dessas atitudes e da masculinidade tóxica, ele continua no programa. A punição para Arthur não chega.
A tolerância não é a mesma com os outros participantes. A namorada com quem ele teve um comportamento abusivo saiu. Afinal, mulher não pode errar, e se sofrer porque se apaixonou por um homem que a trata mal, acaba sendo punida "para deixar de ser trouxa".
Vários participantes saíram por motivos fúteis. Arthur continua no programa.
Na eliminação de ontem, a disputa sobre a rejeição nem o atingiu. Os votos foram em cima de João, um professor negro e gay que confrontou outro participante (Rodolffo) por racismo e protagonizou um momento histórico no BBB. Mas ele não é perfeito (e ninguém é) por isso, ganhou grande rejeição por ser amigo de de participantes com alta rejeição, como Viih Tube e por não se posicionar em vários momentos.
Há quem fale também (com razão) que parte da rejeição ao professor se deve ao racismo.
A cantora Pocah também recebeu muitos votos. Os fãs do programa não esquecem a maneira como ela tratou Lucas (que pediu para sair do programa depois de sofrer bullying) e o fato de ela ter sido amiga do chamado "Gabinete do Ódio do BBB", que tinha Nego Di e Karol como líderes). Detalhe: Arthur também era amigo dessas pessoas. Ele inclusive sempre favoreceu muito mais seu "mano" Projota do que a própria namorada.
As atitudes machistas de Arthur, pelo jeito, já foram esquecidas por muitos fãs do programa.
Isso aconteceu também porque, depois que seus amigos Nego Di e Projota saíram, Arthur deixou boa parte das atitudes machistas de lado e virou um "macho em desconstrução". E sim, isso também acontece na vida real. Muitos caras são mais machistas quando estão perto dos "parceiros", para tentar agradar e mostrar para o grupo que são machos de verdade.
Ninguém é só uma coisa. E claro que Arthur pode melhorar e até mudar. Mas por que os outros não são tratados com a mesma paciência?
Já repararam que, nessa edição do programa, brancos dentro do padrão estão tendo mais chances de mudar do que negros e mulheres? Por que será? Bem, porque a sociedade é assim.
Sim, o BBB imita a vida. Muitas vezes na vida real o cara padrãozinho recebe muito mais chances de se reinventar do que negros e mulheres. Lumena não teve chance. Nem João. E isso não é mera coincidência: é preconceito mesmo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.