Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Mayra Cardi e jejum: influencer promove transtorno alimentar. Cadê a ética?
A influenciadora Mayra Cardi tem 6 milhões de seguidores no Instagram, onde dá dicas de beleza e bem-estar e promove e vende produtos ligados a esses temas. Em sua descrição na rede social, ela se apresenta como "líder em emagrecimento natural" e "analista comportamental". Mayra Cardi, que não é formada em medicina nem em nutrição, está há dias promovendo em seu Instagram os benefícios do "jejum".
Mayra diz ter praticado jejum de sete dias essa semana e que se prepara para fazer um de 12 e outro de 40 dias! A influencer tem recebido muitas críticas razoáveis. Afinal, promover jejum em uma rede social é de uma irresponsabilidade enorme. Além de ser perigoso para a saúde, o jejum é também uma prática adotada por portadores de distúrbios alimentares como a anorexia.
Na noite de quarta-feira (28), Mayra se defendeu das críticas com um post onde afirma de forma enfática que não faz jejum para emagrecimento, mas para a saúde. Mas ela aproveitou para continuar uma defesa apaixonada do jejum. Disse, entre outras coisas, que o jejum pode ajudar no tratamento de câncer e beneficiar "todas as doenças crônicas que matam todo mundo". A influenciadora diz que tudo isso é baseado em relatos e estudos "científicos". "Não sou eu que estou dizendo", afirma.
Sim, é possível que existam médicos que acreditem que o jejum ajude na cura do câncer. Existe de tudo nesse mundo. Até cientista que diz que a terra é plana. Mas o que precisa existir também, e muitos influenciadores desconhecem isso, é a responsabilidade na hora de divulgar informações.
Se você fala em uma rede onde tem 6 milhões de seguidores que o jejum pode curar o câncer, você está propagando fake news - não, não deixa de ser fake porque alguns médicos concordam com a maluquice. Nesse caso, como em outros, vale acreditar no que diz a Organização Mundial de Saúde e associações médicas.
Além de não entenderem o peso que uma informação pode ter, influenciadores como Mayra Cardi parecem também ter dificuldade para entender a profissão que têm. No vídeo, ela diz: "Ninguém é obrigado a acreditar, não mandei ninguém fazer (jejum). Mas tenho o direito de fazer e dividir na minha rede social! Vão falar do meu jejum?"
Sim, vamos falar. Isso porque um influenciador, como o nome diz, "influencia pessoas". Quem tem seis milhões de seguidores vive de seu poder de influência. No caso de Mayra, a influência é bem específica, já que ela representa produtos de emagrecimento e beleza. Ela é, inclusive, uma das criadoras de um programa de emagrecimento chamado "Seca você".
Influenciadores precisam, sim, ser cobrados quando divulgam informações e deviam obedecer a algum manual de conduta. Sem isso, muitos deles se tornam perigosos. Divulgar esse tipo de comportamento livremente no Instagram aumenta o perigo, já que essa é a rede social mais nociva para a imagem corporal, principalmente de mulheres e adolescentes.
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