Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Atriz de 'Dirty Dancing' diz que rinoplastia acabou com sua carreira
Os mais velhos devem se lembrar das cenas de dança de "Dirty Dancing" (Ritmo Quente), um clássico dos anos 80 que virou um cult. A musa e atriz principal do filme era interpretada pela atriz Jennifer Grey, que interpretava Frances, uma jovem que se apaixonava pelo seu professor de dança. Ela marcou uma época e foi inspiração de estilo para uma geração.
Pois bem. Jennifer Grey hoje tem 62 anos e escreveu um livro de memórias, "Out of Corner". Para divulgá-lo, ela deu uma entrevista para ao jornal "The New York Times" onde fez algumas revelações. Entre elas, Jennifer contou que logo depois de estrelar "Dirty Dancing", foi convencida de que precisava fazer uma rinoplastia. E, a partir daí, passou a ter problemas de autoestima, dismorfia corporal e viu sua carreira sofrer danos para sempre. Além de se achar esquisita, ela passou a sofrer bullying da imprensa, que passou a publicar que ela estava "irreconhecível".
Até hoje, sabemos, muitas mulheres são acusadas de ficarem "irreconhecíveis". Mas, antes disso, elas são criticadas por terem rugas ou, como foi o caso de Jennifer, por ter "o nariz grosso demais". Essa é a parte mais bizarra: ela própria não via nada de errado com seu nariz (e realmente não havia) mas foi convencida por outros de que ele não era "aceitável". Não é assim que a indústria da cosmética funciona muitas vezes? Criando problemas que não temos?
"Um cirurgião plástico me procurou, todos falavam que meu nariz era grosso demais. Só que o que eles chamavam de problema não era um problema para mim. Mas como parecia ser um problema para outras pessoas, virou um problema", disse.
Ela contou que depois de consultar a mãe e médicos decidiu fazer a cirurgia. A primeira deu errado e ela precisou fazer outra para tentar corrigir. Aí veio o trauma e o bullying.
A história dela, apesar de ter mais de 30 anos, soa familiar e atual.
Sim, muitas vezes nem achamos que existe algo de errado em alguma parte do nosso corpo. Mas "os outros", sejam desconhecidos, familiares , médicos (!), treinadores ou, no caso dos famosos, empresários nos dizem que temos. E, claro, acreditamos. Somos suscetíveis. Quem não seria?
Isso aconteceu no fim dos anos 80. Se fosse hoje, seria ainda pior. Os sommeliers de aparência feminina das redes sociais falariam do nariz e, de quebra, inventariam outros problemas na aparência da atriz.
Mas alguns horrores já eram como são hoje na época em que Jennifer passou pelo trauma. Ela disse que virou piada e que os fotógrafos não a reconheciam mais.
"De um dia para outro perdi minha personalidade e minha carreira", ela disse.
No caso dela, fazer sucesso com o filme, em vez de de ser algo bom para a carreira, virou um problema, já que o mundo resolveu mirar em seu nariz e não em seu talento.
É triste ver que a pressão estética não mudou desde os anos 80. O caso dela lembra o da sua colega no cargo de musa dos anos 80/90 Linda Evangelista, que era conhecida por ser um dos rostos mais bonitos do mundo e ficou desfigurada depois de procedimentos estéticos.
E, claro, existem milhares de vítimas anônimas. Até quando?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.