Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Kim Kardashian investe em magreza. Corpo não é moda que muda a cada estação

Kim Kardashian - reprodução Instagram
Kim Kardashian Imagem: reprodução Instagram

Colunista de Universa

20/09/2022 04h00

As fotos viralizaram nas redes sociais e causaram surpresa. Nelas, a influenciadora Kim Kardashian, de 41 anos, exibe um corpo magérrimo, com ossos aparentes. O choque tem motivo. Kim é considerada uma das responsáveis por tornar os corpos com curvas mais aceitos e até um novo padrão a ser seguido.

Não estou falando que Kim, desde que aparece sob os holofotes, tenha exibido uma beleza natural. De jeito nenhum. Ela sempre foi padrão e uma das campeãs em críticas pelo uso de photoshop. Em editoriais e nas redes sociais, ela muitas vezes mostrou uma cintura tão fina que, para ter aquele corpo, uma mulher teria que tirar algumas costelas.

Os padrões que ditam o que é bonito e feio no caso dos corpos femininos é tão irreal, que mesmo Kim pode ser considerada um alívio. Afinal, ela exibia braços que não eram finos, bunda e peito grande. Um respiro depois dos anos 90 e 2000.

No fim do século passado, uma das principais tendências de moda era o "heroin chic" (heroína chique). E, não, o nome não se referia à Mulher-Maravilha, mas a usuárias da droga.

A magreza de Kim seria, segundo muitos, um prenúncio de que a moda magérrima dos anos 2000 estaria voltando.

As mulheres que tentassem imitar Kim e seguir "a moda" com o corpo teriam que "tirar os implantes", se submeter a tratamentos e dietas perigosas como a própria Kim tem feito.

Em maio, ela se submeteu a uma dieta na qual perdeu sete quilos em três semanas para entrar no vestido que foi usado por Marilyn Monroe em 62. A influenciadora usou a peça no Met Gala e recebeu muitas críticas por ter supostamente danificado o vestido.

Ela também pode ter danificado a própria saúde, já que esse tipo de dieta é considerada perigosa pelos médicos. Em agosto, ela compartilhou no Instagram que havia feito um procedimento estético a laser que promete "apertar seu estômago."

Na ocasião, ela exibiu uma foto de sua barriga avermelhada e disse que sentiu muita dor. "Esta é uma virada de jogo!!! Fiz laser morfeo para apertar meu estômago. Acho que esse é meu tratamento à laser favorito. É doloroso, mas vale a pena". Na mesma postagem, ela exibiu exames e anunciou que seu percentual de gordura no corpo teria ido de 25% a 18% em um ano.

Ela tem direito de querer emagrecer? Com certeza. Mas Kim parece tratar seu corpo como se fosse uma das roupas de grife que coleciona. Não gostou? Compra outro, ao custo de dietas e tratamentos.

Tudo isso não seria tão problemático se Kim não fosse um ícone de beleza, que inspira mulheres mundo afora e que podem, como ela, achar que precisam mudar seus corpos para se adequar à moda.

Algo impossível e que pode até matar. Não vale a pena. Seu corpo não é uma peça de roupa. Fique atenta.