Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Musas de Hollywood falam abertamente de menopausa e isso é revolucionário

Naomi Watts lança sua linda de beleza para mulheres na menopausa  - Getty Images for Stripes/Amyris
Naomi Watts lança sua linda de beleza para mulheres na menopausa Imagem: Getty Images for Stripes/Amyris

Colunista de Universa

22/09/2022 04h00

Se você tem ovário, tenho um recado para você: um dia você vai entrar na menopausa. Sei que parece impossível e distante pensar em uma coisa dessas quando a gente tem 30 anos. Mas acontece. Com todas. E não é o fim do mundo, de forma alguma.

A gente não perde o sexy appeal, o senso de humor ou a curiosidade sobre as novidades da música e do cinema só porque nossos hormônios deram uma mudada. Basicamente, você vai continuar sendo a mesma pessoa. E mulheres na menopausa, como todas as outras, podem ser gatas e sexies (se quiserem, claro).

Parece óbvio, mas até bem pouco tempo atrás esse era um assunto mais tabu que a morte. Nem em rodas de amigas falávamos sobre isso. Até hoje temos muita dificuldade de falar sobre o tema.

Mas, aos poucos, o assunto vai sendo desmistificado. Algumas famosas descoladas estão ajudando nessa causa e prestando um serviço. Uma delas é Naomi Watts, que acaba de lançar uma linha de cosméticos especialmente para mulheres nessa fase da vida, a Stripes. Entre os produtos lançados, está um gel vaginal contra secura, hidratante para a pele ressecada e uma loção refrescante contra os tais calorões. Gênia.

Naomi, que tem 53 anos, disse, no lançamento da linha que quando começou a sentir os primeiros sintomas do climatério, estava com 40 e poucos anos e se sentiu "nadando em segredo e vergonha" e se sentindo muito mal."Tive a menopausa muito cedo. E ninguém me preparou para isso. Me senti isolada", revelou

A atriz disse também que as mulheres têm sido forçadas a ficar em silêncio sobre o tema e a se sentirem envergonhadas sobre esse momento. "Mas esse é o seu corpo funcionando, não é uma falência. Não é uma doença", afirmou.

Ela está certa. E antes que alguém diga: "ah, mas mulheres só não falam sobre isso se não quiserem", eu explico: a gente aprende que esse assunto não é para ser comentado. Nos sentimos mal, pois essa é uma etapa do envelhecimento. E tememos sermos tachadas de "velhas" (no sentido da ofensa), de frias, "passadas".

Ver mulheres mundo afora falando sobre entrar na menopausa não deixa de ser revolucionário. E isso pode ser encarado com incrível senso de humor.

A atriz Courteney Cox, a famosa Monica de "Friends", postou essa semana um vídeo em seu Instagram onde faz uma "versão update" de um comercial de absorventes, estrelado por ela mesma nos anos 80.

Na nova peça, a atriz, linda como sempre, diz: "Você mudou por causa da menopausa? Você tem calorões? A menopausa vai fazer você saber que você está ficando velha. É horrível". E continua: "não há nada de bom sobre menopausa, que vai "acabar com a sua vida".

Nesse ponto discordo de Courtney: não ficar mais menstruada ou com cólica é, sim, algo bom.

No Brasil, são inúmeras as celebridades que também ajudam a destruir esse mito. A lista inclui Angélica e Andréa Beltrão.

Em entrevista à coluna Ageless, da jornalista Silvia Ruiz, aqui no UOL, Andréa, minha musa desde que ela interpretava a jornalista Zelda Scott no seriado "Armação Ilimitada" nos anos 80, resumiu bem o processo do envelhecimento e a menopausa. "Envelhecer não é fácil. Mas a outra opção é muito pior".

Tomara que para as mulheres que hoje estão nos seus 30, entrar na menopausa possa ser algo absolutamente normal. Se isso acontecer, essas mulheres revolucionárias terão ajudado e muito a quebrar esse tabu.