Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Xuxa e Angélica assumem voto em Lula: será o fim das celebs isentonas?
Nos anos 80 e 90, elas eram a rainha e a princesa do Brasil. Falo de Xuxa e a Angélica, claro, as majestades que ocupavam as TVs e lotavam estádios As duas loiras pareciam viver em castelos, com vidas perfeitas, como em um conto de fadas. E, claro, elas, assim como o "Rei", no caso, Roberto Carlos, não tomavam posições políticas claras. No máximo, falavam sobre pautas mais genéricas, como a proteção do meio ambiente e a paz.
As coisas mudam. E, nas vésperas da eleição mais marcante de nossas vidas, vimos duas coisas que seriam inimagináveis: as duas assumiram seus votos publicamente e até fizeram campanha.
Primeiro foi Xuxa, que usou seu Instagram, onde tem mais de 12 milhões de seguidores, para, vestida de vermelho, fazer um "L" (gesto usado por muitos influenciadores e artistas nos últimos dias) e declarar seu voto em Lula. "Amor, respeito e democracia", escreveu.
Na manha desta quarta, foi a vez de Angélica compartilhar no Twitter uma nota da colunista Mônica Bergamo, da "Folha", que tinha como título: "Estou com dificuldade para decidir meu voto", diz Angélica. A apresentadora reuitou a chamada e acrescentou: "Esta declaração foi dada há mais de um mês. Mas de fato tive muita dificuldade em decidir meu voto. Vale ressaltar que em tempo algum cogitei votar no atual presidente. Por fim, decidi votar no Lula.
Nas redes sociais, a declaração política das duas gerou vários comentários positivos e declarações de amor dos fãs. Claro, elas também receberam reações negativas. Principalmente Xuxa, contumaz vítima do etarismo e do machismo. Mais uma vez, ela foi chamada por alguns de "velha louca". Obviamente não existe relação entre idade e tomada de posição política. Mas tudo é desculpa para que o etarismo venha à tona e ataques misóginos sejam feitos.
A tomada de posição das duas é muito importante. E marca um tempo onde a maioria das celebridades já percebeu que o mundo de 2022 não permite comportamentos "isentões", ainda mais para quem tem influência e milhões de seguidores.
Não falo só sobre as eleições, mas sobre a urgência de tomar lado contra o machismo, o racismo, a homofobia, a tragédia climática. As duas já tinham tomado partido nessas lutas fundamentais. Mas declarar voto em uma eleição é muito mais complicado. Quem faz isso corre o risco de perder seguidores e patrocínios. Mas... é isso o que importa mais no momento? Bruna Marquezine já disse que não.
As duas sabem que não. E mostram assim que não são "velhas" ou "datadas", mas sim conectadas com o tempo.
E sim, o tempo das celebridades isentonas passou no mundo todo. Famosos de Hollywood, por exemplo, se manifestaram publicamente contra Donald Trump e até fizeram campanha.
Geração Anitta
E no Brasil, quem seria a mulher a ter fama como essas duas tiveram no passado?
Bem, nos anos 90, Xuxa investiu em sua carreira internacional e fez sucesso principalmente na Argentina. A celebridade considerada rainha do Pop e que também faz sucesso internacional é Anitta.
E, como todos sabem, Anitta nunca deixou de se posicionar politicamente, muito pelo contrário. Ela sempre usou sua voz para as causas que considera importantes.
Ao tomar partido politicamente, elas têm que lidar com ataques e insatisfação por parte dos fãs? Com certeza. Mas elas sabem muito bem o quanto assumir uma posição é importante. E também faz bem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.