Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Eu amo meu namorado, mas não quero viver grudada nele'

LightFieldStudios/Getty Images/iStockphoto
Imagem: LightFieldStudios/Getty Images/iStockphoto

Colunista de Universa

10/09/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Eu comecei um namoro recentemente e está acontecendo algo que está me incomodando... Ele quer dormir junto comigo todos os dias. Já eu sinto que estou perdendo minha privacidade, de certa maneira. Acho que em algum momento vamos sim morar juntos, mas por enquanto ainda preciso manter minha individualidade. Eu amo dormir junto com ele, inclusive sempre que ele já está comigo à noite, eu adoro. Mas depois me pego refletindo que está muito exagerado isso. Eu tive um relacionamento anterior, que acabou em casamento muito precoce, que começou desse jeito e eu acredito que estejam surgindo alguns gatilhos, não sei. Como posso pedir esse espaço, sem magoá-lo? Devo citar o outro relacionamento como exemplo?
- Vamos com calma
- Cara Vamos com calma,
Eu não conheço o seu namorado, então é difícil imaginar como seria a reação dele com esse seu pedido de espaço, mas é importante deixar claro que o seu desejo é legítimo, e que é perfeitamente possível estar gostando muito de uma pessoa e ainda assim sentir necessidade de ficar um pouco sozinha. Acho que você deveria começar a conversa ressaltando o quanto gosta dele e o quanto o tempo que vocês passam juntos é prazeroso. Depois disso, seja sincera. Pense quantas vezes por semana seria o ideal para você, para dormirem juntos, e diga isso para ele. Acho que você pode mencionar o relacionamento anterior (sem grandes delongas), explicando que essa dinâmica muito grudada foi prejudicial e dizendo que você não quer repetir os mesmos erros do passado com ele, alguém que você gosta muito mais. Se o seu namorado for um cara bacana, ele vai entender - e te dar espaço para que você fique com mais saudades dele ainda.

Eu me comparo muito! Tento me cuidar, mas olho para os lados e só vejo meninas de corpo mais bonito, cabelo lindo, e não consigo me achar bonita perante isso. Sinto que sou facilmente trocada e que não consigo garantir ninguém ao meu lado, pois sempre vai haver uma pessoa melhor do que eu para ela. Sinto também que, por não seguir o padrão das meninas mais lindas, eu não sou bonita. Fora o fato de que tenho vício em me comparar com outras pessoas. Chega ao ponto de eu entrar em perfis de pessoas só para ficar me comparando, para concluir que elas realmente são mais bonitas do que eu. E agora? O que eu faço?
- A comparação é a morte da alegria
- Cara A comparação é a morte da alegria,
A primeira coisa que você precisa fazer é sair das redes sociais. É sério, faça isso agora mesmo e desinstale os aplicativos do seu celular. Você parece estar em um ciclo compulsivo para chegar sempre à mesma conclusão: de que você não está à altura e não merece ninguém. Mas isso não é verdade. Repita comigo: isso não é verdade. As fotos das redes sociais são manipuladas, editadas, tratadas com filtros. O mesmo vale para quem vive da própria imagem: são pessoas que estão sempre maquiadas, com os cabelos escovados, a pele tratada e modeladas por procedimentos estéticos. Esse é o trabalho delas - e cuidar da aparência é tudo o que fazem o dia todo. Não têm nada a ver com a existência real, nem com as pessoas que poderiam se envolver com você. Tente passar mais tempo entre quem tem vidas comuns, converse com gente que existe de verdade, e perceba que você não é assim tão diferente delas. Se, apesar de tudo isso, você notar que não consegue parar com esse "vício" de se comparar com os outros, talvez seja bom procurar algum atendimento psicológico - porque aí o problema não está no seu corpo ou no seu cabelo ou na sua pele, mas sim, na sua autoimagem e na forma como você se enxerga. E isso pode ser tratado.