Em um evento realizado na Cinelândia, no Rio de Janeiro, 100 estátuas de mulheres em tamanho real foram estilizadas para mostrar quantas mulheres já passaram pelo mesmo aperto. Andar por entre elas deu a dimensão humana do problema: quase todas já fomos alvo desse tipo de incômodo, mas as ferramentas para brecar o assédio ainda são pouco conhecidas.
Em acordo firmado com a Prefeitura, a L'Oréal Paris passa a oferecer uma capacitação gratuita, rápida e eficaz a milhares de servidores públicos para que eles intervenham de forma segura ao notar que alguém ao redor está em risco. E a melhor parte é que a população geral também terá acesso gratuito a esse conteúdo.
O passo a passo para acolher mulheres assediadas leva 10 minutos para ser aprendido por qualquer pessoa interessada - e garante a segurança não só de quem sofre a importunação, mas também de quem intervém. Quanto menos risco para os envolvidos, menos gente se cala diante da violência.
A plataforma Stand Up oferece o curso que ensina como aplicar o programa pautado nos 5 D's, um conjunto de ações comprovadas para o combate ao assédio. Em demonstrações simples, a gente pode aprender, por exemplo, a chegar cumprimentando a vítima como se fosse um conhecido para afastar o agressor e preservar a vítima. Em resumo, o procedimento funciona assim: