Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Natura e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em abril de 2023

Carinho sem moderação

No Dia das Mães, Natura Mamãe e Bebê destaca os benefícios do toque para o desenvolvimento infantil

oferecido por Selo Publieditorial Foto: Mariana Pekin / Arte: Adriana Komura

Sabe aquela sensação de ver um bebê e querer pegar no colo, abraçar e proteger? Ela não acontece à toa. No início da vida, a criança precisa do toque afetuoso e do contato físico pois é dessa forma que ela sente, literalmente na pele, o amor, a atenção, a segurança, o cuidado e o conforto.

Essa percepção acontece nos pequenos grandes gestos, como na hora do banho, na massagem, na mamada ou naquele cheirinho gostoso no cangote. E, além de deliciosos, esses momentos simples, porém cheios de ternura e carinho, fortalecem os vínculos entre a mamãe e o bebê, possibilitam estímulos e explorações infantis e exercem papel importante para o desenvolvimento cognitivo do pequeno, que crescerá mais seguro, empático, tranquilo e feliz.

O amor floresce nos pequenos toques

A atriz e influenciadora Ivi Pizzott sabe que o carinho é fundamental para o bem-estar e desenvolvimento de sua filha, Zuri, de 5 meses. Por isso, ela segue uma rotina que prioriza, diariamente, os momentos de aconchego e pele com pele. "Acredito que dessa forma seja possível manter o elo de ligação que a gente tinha desde quando ela estava dentro de mim. Reservo sempre um tempinho para nós duas, para essa troca, olho no olho, que nos mantem conectadas", ela conta.

Mariana Pekin Mariana Pekin

Um dos pontos altos dessa rotina afetuosa é a hora do banho: "Entro no chuveiro com a Zuri no colo. Ela ama ficar embaixo da água, recebendo carinho. É um momento mágico. Mas quando não é possível e dou o banho na banheira, na sequência eu faço uma massagem bem gostosa e relaxante em todo o corpinho. Aí, deixo a luz mais baixa, crio um ambiente tranquilo para ela se acalmar, relaxar, e curtir o prazer do toque. E acho incrível como essa troca de afeto faz diferença para o desenvolvimento da minha filha. Além disso, a rotina de sono melhorou, há meses ela dorme a noite inteira - uma paz para a mamãe também, né?", brinca a mamãe.

Já para a atriz Valentina Jarjura, o toque tem um significado ainda mais especial. Ela conta que quando seu filho Salvador nasceu, há 6 meses, ele teve uma asfixia perinatal e, por causa da falta de oxigenação, precisou ficar internado na UTI. "Foi um momento muito difícil, não sabíamos quais seriam as sequelas, fomos entendendo ao longo do tempo. Naquela fase os médicos nos aconselhavam a tocá-lo sempre que possível. Explicaram que esse contato ajudaria na recuperação. Ele teve alta depois de 15 dias e hoje se desenvolve muito bem".

Everson Verdião Everson Verdião

Shantala: uma massagem relaxante no seu bebê

O toque, uma maneira afetuosa de transmitir o amor, pode acontecer não só através do afago e do cafuné, mas também por meio da Shantala, o tradicional método de massagem indiano trazido ao ocidente pelo obstetra francês Dr. Frederick Leboyer, ainda nos anos de 1970 e que é ensinada aqui, com exclusividade, por Natura Mamãe e Bebê.

A marca acredita que a Shantala é um convite para que todos - mãe, pai, família, comunidade - coloquem em prática esse gesto de dar e receber amor em sua forma mais pura.

Quem é fã da Shantala é a Valentina - e o Salvador. Ela conta que esses pequenos momentos de aconchego fortalecem a conexão e confiança entre eles:

"No fim de tarde, depois de brincar, quando aproveitamos o entardecer para irmos acalmando, faço uma massagem e para ajudar a relaxar ainda mais, uso o óleo de massagem da Natura Mamãe e Bebê, que tem um cheirinho muito bom e traz uma outra sensação ao toque também. Faço os movimentos da Shantala e vou inventando alguns outros, gosto de pensar que estou ajudando ele a descobrir, pelas diferentes qualidades de toque e sensações, os contornos desse corpinho que está começando a se perceber. Depois da massagem, dou banho nele, e geralmente temos muitas trocas de olhares e sorrisos, Salvador gosta muito da sensação da água quentinha. Já com ele vestido, escolho uma música para dançarmos juntinhos, ele mama e dorme. E aí aproveito esse momento dele dormindo tranquilo no meu colo antes de colocá-lo no berço, é um misto de sensação de dever cumprido, de acolher meu cansaço e sentir saudade desse tempo dele pequeno, que percebo passar tão rápido".

Mariana Pekin Mariana Pekin

A ciência já constatou: o toque é fundamental

A pele é o maior órgão sensorial do ser humano e o tato é um dos primeiros sentidos a se desenvolver, ainda no útero materno. Após o nascimento, a relação entre mãe e bebê continua se fortalecendo pelo toque (1).

Estudos recentes e que foram apresentados na conclusão da pesquisa "Primeira Infância: da gestação aos três anos", realizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), em parceria com o Ibope e o Instituto Paula Montenegro, indicam que o período mais sensível do desenvolvimento cerebral está entre o final da gestação e os dois primeiros anos de vida. A área do cérebro humano que processa, por exemplo, os estímulos relacionados ao toque é ativada por volta dos 7 meses de idade (2).

Outra pesquisa, a "Maternal sensitivity and infant neural response to touch: an fNIRS study", publicada em junho de 2021 pela Oxford University Press, revelou que a maneira como as mães cuidam de seus bebês - e o quão calorosas e atentas elas são às necessidades deles - afeta o modo como os cérebros das crianças vão responder ao toque. O trabalho que reuniu uma junta de mulheres especialistas no tema, das Universidades do Minho e Lusíada (em Portugal) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (aqui do Brasil), reforçou a importância do cuidado e carinho da mãe para o funcionamento cerebral do bebê (1).

Mais carinho, por favor

Apesar de tão importante, o toque não está entre as prioridades de grande parte dos pais e cuidadores. A pesquisa "Primeira Infância" perguntou a 2 mil pais de crianças de 0 a 3 anos quais eram os 3 cuidados mais importantes para o desenvolvimento de seu filho. Entre os insights colhidos, os pesquisadores destacaram o fato de apenas 12% dos entrevistados acreditarem que receber carinho e afeto seja algo fundamental para o desenvolvimento infantil (1).

De acordo com especialistas, se por um lado os resultados sinalizam que os pais mantêm um olhar atento aos cuidados físicos de seus filhos, como a alimentação, consulta ao pediatra, vacinação e a segurança (o que é muito positivo), por outro indicam a falta de compreensão sobre a importância do carinho e do afeto para o fortalecimento do vínculo e o pleno desenvolvimento infantil.

Não podemos dizer que os adultos não conversam, não brincam, não passeiam com as crianças. O que nós estamos dizendo é que eles não reconhecem estas ações como ligadas ao desenvolvimento.

Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, pedagoga e especialista em psicologia do desenvolvimento humano

Sem vínculo, não há desenvolvimento saudável

O desenvolvimento humano precisa de estímulos constantes e, especialmente durante a primeiríssima infância (período que vai da gestação aos 3 anos de idade), a interação com os cuidadores, seja por meio do cuidado diário, do carinho e da socialização, é fundamental para a formação de suas estruturas cognitivas e psicossociais.

Nascemos geneticamente estruturados para buscar o outro. Quando se fala em
desenvolvimento humano, o vínculo - caracterizado por uma sucessão de aprendizados que ocorrem nesta relação com o outro - é natural e esperado. "As crianças nascem e estão inseridas em uma cultura na qual desenvolvem vínculos com pessoas que lhes são significativas. O vincular-se é o normal. Se não for assim, não há desenvolvimento saudável possível", garante Zilma.

Natura Mamãe e Bebê

A Natura Mamãe e Bebê acaba de completar 30 anos. Uma marca que, ao longo de sua história, vem acolhendo todas as diversas configurações familiares. Nesses anos, a linha acompanhou o nascimento e o crescimento de muitos bebês, viu mães e pais se transformarem, novas famílias se desenharem e o mundo todo mudar.

Mas uma coisa nunca mudou: a preocupação em desenvolver produtos que tornam os momentos de carinho e cuidado, seja no banho, na massagem ou na troca de fralda, ainda mais especiais.

Cheirinho de carinho para os bebês

As fórmulas veganas de Natura Mamãe e Bebê contêm somente o essencial para cuidar da sua pele sensível, com alta segurança e sem arder os olhinhos. Dermatologicamente testados e aprovados por pediatras, eles são pensados para o bem-estar do bebê e podem ser usados desde o primeiro dia de vida.

  • Óleo de massagem

    Combinação de óleos vegetais naturais ricos em ácidos graxos essenciais para manutenção da integridade da pele (canola, girassol e amêndoas). Facilita o deslizar das mãos para massagem e ajuda na hidratação da pele.

  • Água de colônia

    Sem álcool. Sua fragrância, suave, conta com ingrediente reconhecidamente seguros, que não agridem a pele sensível do bebê. A fragrância tem cheirinho de bebê, carinho, amor e cuidado.

  • Sabonetes líquidos e em barra

    Limpam de forma suave e delicada a pele sensível do bebê, sem ressecar nem irritar os olhinhos do bebê.

  • Shampoo e condicionador

    Com ingredientes suaves e performance adequada para este tipo de cabelo, não irrita os olhinhos nem o couro cabeludo.

  • Loção Hidratante

    Hidratação imediata e prolongada para a pele sensível do bebê. Com rápida absorção, hidrata e protege a barreira cutânea.

  • Lenços umedecidos

    Limpa de forma suave e delicada, sem ressecar. Mantem o pH natural da pele.

  • Colônia, sabonete em espuma e hidratante relaxantes

    Com fragrância de camomila e lavanda, que associada a massagem ajudam o bebê a dormir melhor.

Autocuidado e bem-estar para a mamãe

Igualmente veganos e seguros, os produtos contêm óleo de amêndoas e perfumação suave, para tratar e hidratar a pele. Pois, quem se cuida melhor, cuida melhor do outro e do mundo inteiro. Certo?

  • Hidratante

    Com fragrância suave, oferece hidratação intensa, contribuindo com a prevenção de estrias e melhorando a elasticidade da pele. Contém de óleos vegetais naturais ricos em ácidos graxos essenciais para manutenção da integridade da pele (canola, girassol e amêndoas).

  • Óleo para gestante

    Livre de fragrância, combina óleos vegetais naturais (amêndoas, canola, girassol) ricos em ácidos graxos essenciais para a hidratação prolongada, elasticidade e a manutenção da integridade da pele.

  • Para eternizar o amor e aconchego

    Quando o bebê nasce, ele se torna logo o centro das atenções e dos registros fotográficos. Com os avós ou os pais, dormindo, tomando banho, mamando, não importa a companhia nem a ocasião, a câmera está sempre voltada para a nova estrela da família. Mas, e a mamãe, não tem sua vez? Na maioria das vezes as mães ficam atrás das câmeras, registrando os momentos do seu bebê sozinho ou com outras pessoas. Pensando nisso e também tendo como grande propósito expandir o conhecimento sobre a importância do carinho e do afeto, Natura Mamãe e Bebê embarcou no movimento #FotografeUmaMãe, que já existe nas redes sociais.

Topo