Você é daquelas pessoas que odeiam a tarefa de comprar uma calça jeans? Saiba que não está sozinha. Muitas pessoas têm problema com isso, e a falta de padronização dos tamanhos no Brasil agrava essa dificuldade. Afinal, quem nunca se viu em um provador com uma calça muito maior -- ou muito menor -- do que o seu tamanho?
Numa tentativa de retratar esse problema e entender por que acontece, a Universa foi ao Shopping Eldorado, em São Paulo, onde há várias lojas de moda, de fast-fashion a marcas estrangeiras. Para haver parâmetro de comparação, buscamos um modelo semelhante de calça jeans no mesmo tamanho: número 40, modelagem regular, com cintura média ou alta e sem ou com menos de 1% de elastano.
Optamos por usar no teste apenas calças sem ou com pouquíssimo elastano, pois as mais elásticas acabam servindo -- o que varia é o caimento, já que algumas ficam mais justas que as outras. Para que o resultado fosse o de uma experiência de compra de verdade, o teste foi realizado sem a repórter se identificar aos vendedores.
As marcas escolhidas para o teste: Calvin Klein, C&A, Forever 21, M.Officer, Renner e Zara, numa amostra que contempla lojas de perfis, faixas etárias e preços bem diferentes. Confira o que aconteceu nos provadores: