Arcanjos São Miguel, Gabriel e Rafael: quem são e que pedidos realizam?
Os três arcanjos mais populares — São Miguel, São Gabriel e São Rafael — são celebrados nesta quinta-feira, 29 de setembro. Antes de fazer seu pedido de boas energias e proteção, conheça a história deles e veja qual a diferença entre os arcanjos e os anjos.
Os anjos, cujo significado do latim é "mensageiro", são espíritos puros criados por Deus, que atuam como mensageiros entre o céu e a terra, convivendo conosco. Já os arcanjos — o nome significa "anjo principal" — transmitem dons e responsabilidades aos anjos.
Eles conhecem os anjos, sabem qual deles pode executar melhor determinada tarefa e dão aos anjos a luz necessária para as missões.
Ao todo, há sete arcanjos guardiões, que se apresentam de diversas formas e acabam presentes em várias religiões. Os únicos três nominalmente citados nas escrituras sagradas, porém, são Gabriel, Miguel e Rafael. Segundo a crença dos sete arcanjos, os outros quatro seriam Uriel, Samuel, Jofiel e Ezequiel.
Luta com Lúcifer
De acordo com a Bíblia, no segundo dia da criação do mundo, Deus fez os anjos. Um dos mais belos mensageiros e anjos principais era Lúcifer, que logo deixou a beleza e a hierarquia celeste alimentarem sua cobiça e orgulho. No sexto dia da criação, recusou o pedido de Deus para louvar o homem, criatura considerada inferior por Lúcifer.
Rebelde, o então anjo convenceu um terço dos outros a apoiá-lo. Construiu para si um trono acima do de Deus e se transformou em um terrível dragão para enfrentar a batalha pelo paraíso. O enviado do Senhor para lutar contra o rebelde foi Miguel, retratado muitas vezes com a frase em latim "Quis ut Deus?", que significa "quem é como Deus?".
A pergunta foi feita por ele diretamente a Lúcifer, que se considerava igual ou superior ao Criador. Após perder a batalha, Lúcifer foi banido por Deus para onde deveria construir seu próprio reino, o inferno, bem como os membros de seu exército. Logo, todos ficaram conhecidos como anjos caídos.
São Gabriel, arcanjo da anunciação
Arcanjo da anunciação, Gabriel é o responsável por transmitir as revelações de Deus. Seu nome significa "Deus é minha proteção" e constantemente é retratado com uma trombeta. Ele é a "voz de Deus" e padroeiro dos Correios. Foi justamente Gabriel quem contou a Maria sobre a vinda de Jesus.
São Rafael, guardião da saúde
Aquele cujo nome quer dizer "Deus cura". É o guardião da saúde, seja ela física ou espiritual, e, portanto, cuida dos doentes. De acordo com as escrituras, foi o único que, ainda que por alguns meses, assumiu a forma humana e viveu entre nós.
São Miguel, chefe do exército
Guardião do trono celestial e chefe supremo do exército de Deus, Miguel é aquele que, com sua espada, ajuda a combater as forças do mal com justiça. Com uma força protetora poderosa, é o arcanjo que nos protege nas batalhas da vida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.