Topo

Outubro de 2022: será importante redobrar a atenção contra fraudes

Leia previsões da astróloga Barbara Abramo para o Brasil em outubro - Kristopher Roller/Unsplash
Leia previsões da astróloga Barbara Abramo para o Brasil em outubro Imagem: Kristopher Roller/Unsplash

De Universa, em São Paulo

01/10/2022 04h00

Outubro começa com a Lua crescente e Mercúrio retomando seu movimento direto justo no dia da eleição (02). É um sinal de mudanças e desenvolvimentos no campo coletivo. No entanto, a onda de desorientação continua na primeira semana com o astro da comunicação oposto a Netuno. Será importante redobrar a atenção contra fraudes, roubos e desinformação em geral.

Também na primeira semana, começa um importante aspecto entre Marte e Netuno, que preconiza desorientação nas estratégias e no modo de lutar pelo que se deseja - vale para o campo individual e coletivo. Ocorrendo logo após a eleição e em um cenário mundial recessivo economicamente, o trânsito preconiza um período de forte confusão sobre o caminho a seguir no que diz respeito à economia e política interna. Todo cuidado é pouco nesse período, já que a boataria deve aumentar.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

A partir da segunda semana, com Sol e Saturno em trígono, uma certa estabilidade vai se impondo no cenário coletivo geral. Contribui para isso a Lua cheia em Áries, no dia 09, que ajuda a esclarecer objetivos individuais e pessoais movidos por distorções e promessas vãs. Essa Lua será excelente para os esportes, as atividades ligadas à indústria e aos investimentos, mas o clima social estará agitado e polarizado.

No dia 10, Mercúrio ingressa em Libra fortalecendo a busca por negociações e acordos. Sendo este um signo racional e de diálogo, há mais chance de se estabelecer pontes através de acordos e reuniões em que todos os envolvidos possam encontrar pontos em comum. Para a política, uma fase de mais fluidez começa a partir do dia 13.

É quando Vênus e Saturno formam um aspecto que sinaliza a autoridade das mulheres no campo econômico, no planejamento e na garantia de limites em acordos tanto na economia, quanto na indústria. Nas artes, também será um momento de destaque para o feminino. Para completar, Sol e Marte em sintonia, entre os dias 14 e 20, trazem disposição para ousar um pouco mais.

Acordos e mudanças decisivas

A Lua minguante em Câncer, que ocorre no dia 17, destaca a necessidade das mulheres, das crianças e, num plano mais coletivo, dos servidores públicos. Até o final do mês, diversos aspectos astrológicos de impacto ocorrem. Com Saturno em movimento direto a partir do dia 23, a fase de disputas e de medir forças dá lugar a acordos e soma de esforços. Vênus e Plutão em quadratura indicam problemas econômicos e financeiros mundiais, algo que poderá impor mudanças internas no Brasil.

Também no dia 23, o Sol ingressa em Escorpião, signo do Poder Executivo se formos pensar no mapa astral do Brasil. Portanto, será um momento decisivo para o poder federal, que se acentuará com o eclipse solar do dia 25, revelando o enfraquecimento e os desafios de governabilidade. A partir de então, o governo estará em posição mais fraca, inclinado a aceitar imposições de outros poderes da República. O Brasil também poderá sofrer um revés que abalará ainda mais a imagem internacional do país nessa época.

É importante notar que nos dias próximos ao eclipse solar em Escorpião, o cenário mundial oscilante no campo econômico e financeiro se fará sentir no Brasil, prejudicando a frágil economia popular. Com isso, podemos esperar desgaste e fúria de setores ligados à economia ou ao poder público. Na mira do eclipse, estarão os poderosos que ditam a política e a economia nacionais.

Até a minguante lunar o clima geral será de dificuldades, agressividade, disputa e animosidade. Mas, a partir do dia 25, a correria será para formar acordos entre forças políticas, grupos sociais e suas lideranças. Aos poucos a economia irá se amoldar.

Nos últimos dias do mês, importantes movimentos astrológicos ocorrem: Júpiter retrógrado retorna a Peixes, Mercúrio ingressa em Escorpião e Marte retrograda em Gêmeos. Esse combo de trânsitos sinaliza declarações dramáticas no Executivo, ameaças e testes de poder. Enquanto isso, na oposição, a tendência é rever pontos de atrito, acordos e estratégias, que serão úteis nas composições do segundo turno - que, ao que os astros indicam, tem muita chance de ocorrer.