Topo

Novembro de 2022: eclipse torna o clima social mais intenso e beligerante

Leia previsões para novembro - Getty Images
Leia previsões para novembro Imagem: Getty Images

De Universa, em São Paulo

01/11/2022 04h00

É mais um mês que nos reserva tensões, com a continuidade da disputa astral entre Saturno e Urano, cada um representando valores e tendências conflitantes. Até o dia 18, o desafio será integrar novos valores e dar voz a novas atitudes, ao mesmo tempo respeitando o pacto social de convivência entre diferentes seres. Além dessa tensão astral, o Sol mantém um clima áspero com os dois astros por toda a primeira quinzena, trazendo ao primeiro plano a questão da sobrevivência e da transformação que isso exige no âmbito geopolítico e social.

Para acrescentar um pouco mais de pimenta nessa receita turbulenta, Marte - o astro da luta - estará retrógrado em Gêmeos, criando um clima de debate virulento e insidioso. Podemos esperar problemas envolvendo mobilidade urbana, educação, comunicações e mídia. Como o planeta permanece quase todo o mês tensionando Netuno, teremos um quadro de indeterminação, mentiras, fraudes, escândalos e fofocas, o que irá desorientar a opinião pública. Sem enxergar bem a verdade, todos podem se enganar e tomar atitudes erradas das quais irão se arrepender depois. Fake news, fraudes financeiras importantes e problemas com combustíveis estão no cardápio astral.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

O período mais crítico do mês vai de 05 a 09, dias em que, além de todo esse cenário difícil, trânsitos planetários mais rápidos intensificam as tensões. Para completar, a Lua cheia em Touro, no dia 08, será acompanhada de um poderoso eclipse lunar, impondo um clima mais intenso e beligerante socialmente falando. Será um período difícil para a economia nacional, com altos e baixos afetando os rumos econômicos.

Felizmente, logo após o eclipse lunar, que promete abalos financeiros, teremos um pequeno período de relativa produtividade no campo das artes, das pesquisas e da diplomacia, com Mercúrio, Vênus e Sol em harmonia com os astros mais lentos. Uma janela de oportunidade para o Brasil se abrirá até o dia 17, simbolizando o melhor período do mês para assuntos empresariais, jurídicos e sociais. Podemos aguardar pontes para um entendimento mútuo.

Entre os dias 18 e 23, Júpiter joga suas bênçãos sobre o Brasil, trazendo esperança, otimismo e possibilidade de pacificação de conflitos. É também nesse intervalo que o Sol ingressa em Sagitário. Assim, chegamos na terceira semana do mês com Mercúrio, Vênus e Sol neste otimista e expansivo signo. Será um período de cuidados com a natureza, expansão dos esportes e boas perspectivas para o país.

Apesar de alguns sobressaltos nas áreas de comunicação, educação e mobilidade, chegamos ao final do mês com mais disposição para negociar, aceitar a realidade e, a partir dela, consolidar acordos e planejar o futuro dos próximos meses. Isso ocorre graças aos bons aspectos que Mercúrio e Marte formam com Saturno, o astro da responsabilidade e do planejamento. Novembro começa e termina com duas Luas crescentes: a do dia 1º, em Aquário, aponta para o futuro, enquanto a do dia 30, em Peixes, sintetiza todas as experiências e aponta a universalidade.

O Céu do Mês é escrito pela astróloga Barbara Abramo (@barbara.abramo), assim como as previsões mensais e diárias para cada signo.

recebe a nossa newsletter de horóscopo? Cadastre-se aqui e receba toda semana as previsões para o seu signo