Topo

Suga energia, então cuidado! Não cometa estes erros no Feng Shui da casa

Empilhar louça na pia acaba com a energia da sua casa - iStock
Empilhar louça na pia acaba com a energia da sua casa Imagem: iStock

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa

14/11/2022 11h13

Além de móveis e enfeites conferirem praticidade e aconchego a qualquer espaço, a escolha das peças costuma ser guiada por gostos pessoais ou tendências. Porém, existe uma outra possibilidade proporcionada pela decoração que nem todo mundo conhece: a de acalmar.

A ideia por trás da proposta é investir em elementos que, juntos, atuam harmonicamente, criando uma decoração que transmita serenidade e tranquilidade a quem esteja no espaço.

Para isso, nada melhor do que uma boa dose de Feng Shui, a milenar técnica chinesa de harmonização de ambientes.

"O que existe na casa conversa com nosso subconsciente e inconsciente. Cores, formas, posição dos móveis, tudo fala da personalidade da pessoa e existe no universo interno dela. A forma como ela vê os sentimentos, a vida social, o amor... Tudo isso é expressado dentro da casa", afirma o terapeuta vibracional e mestre em Feng Shui, Luiz Netto.

Segundo ele, cada pequena escolha reflete um significado.

As entradas do espaço, por exemplo, falam sobre segurança e proteção, enquanto as salas são como um cartão de visita, responsáveis por deixar a primeira impressão em qualquer visitante.

Já os quartos, como são cômodos mais íntimos, dizem justamente sobre intimidade, sexualidade e amor, além da personalidade de quem dorme ali.

"Banheiros falam da limpeza e purificação energética. Conforme o Feng Shui, são ladrões de energias vitais, mas, quando bem harmonizados, acabam criando uma limpeza física e energética", pontua Luiz.

Por fim, a cozinha envolve prosperidade e valores. É nela que se imprime a espiritualidade e crenças. "Além disso, como é o lugar onde preparamos alimentos, aborda riqueza, fartura, abundância e prosperidade", acrescenta o especialista.

O que não fazer

De acordo com o mestre em Feng Shui, cores, plantas e matérias-primas fazem total diferença para o resultado. Portanto, é preciso escolher bem, da mesma forma que algumas escolhas podem colocar tudo a perder e, portanto, devem ser evitadas.

Nesse sentido, ele ressalta a importância de atenção especial com itens empilhados, reforçando a necessidade de se permitir a circulação entre os espaços, o que também é influenciado pela organização.

"O lar mostra quem a pessoa é e os ambientes trazem uma pegada positiva ou negativa em relação a ela. Isso porque, se os elementos e cores forem apropriados e harmonizados, cria um efeito positivo. Caso contrário, esse ambiente acaba influenciando de forma negativa, remetendo à tristeza, angústia e solidão", explica o terapeuta vibracional.

Ventilação e iluminação adequados

Antes de decidir cores das paredes e selecionar móveis, dois pontos importantes para o Feng Shui devem ser priorizados: a ventilação e a iluminação.

Janelas, portas e sacadas devem cuidar para que o ambiente fique sempre bem arejado. Em relação à iluminação, se não houver uma boa luz natural, a solução é investir fortemente nas artificiais para manter o espaço claro.

"Salas, quartos, entradas, corredores e salas de jantar são lugares mais aconchegantes e devem contar com iluminação boa, forte, clara, mas também indireta para criar um clima de aconchego em momentos específicos. Para receber pessoas e ter jantares românticos, por exemplo, é possível adotar luminária ou abajur", indica o profissional.

Contudo, a regra muda para ambientes com movimento, como banheiros, cozinhas e lavanderia. Nesses espaços, a ideia é investir na iluminação clara e branca, além de muita ventilação, sobretudo por carregarem odores e exigirem limpezas constantes.

Aderindo à decoração que acalma

Já sabendo o que não fazer, é chegada a hora de aprender como acertar nesse décor tranquilo. O especialista Luiz Netto elenca alguns pontos importantes, logo abaixo.

  • Plantas naturais

São elas que trazem harmonia e paz para a casa. "Tanto na terra, como na água, criam um ambiente com boas energias ao purificar o ar, trazendo mais qualidade e sugando energias densas. As plantas protegem a casa contra a negatividade, filtrando-as", afirma.

Essa dica é ainda mais importante para quem mora perto de delegacias, bares, casas noturnas, hospitais e cemitérios, que são lugares com energias mais pesadas, capazes de chegar até as residências. Ter uma plantinha já é suficiente para garantir melhor qualidade energética.

Além disso tudo, as verdinhas melhoram a energia de moradores ou visitas. Dica de ouro: manter plantas aquáticas em casa. Como elas têm conexão com prosperidade, riqueza, emoções e sentimentos - tudo vindo da água -, tê-las por perto faz com que a energia ds humanos também sejam reequilibradas.

  • Fonte d'água

Falando em água, as fontes devem fazer parte do projeto de decoração que visa acalmar. Carregando um significado de fluidez para a vida, o item movimenta a energia de riqueza e abundância da água.

"Quando se utiliza algo em movimento na casa, tem-se um sentido positivo. As fontes filtram a energia do lar, impedindo energias nocivas e negativas de chegarem perto", destaca o terapeuta vibracional.

  • Espelhos

Velhos conhecidos do Feng Shui, os espelhos são uma das principais apostas quando o assunto é decoração, pois criam a sensação de amplitude. Do ponto de vista energético, ampliam a quantidade de luz na casa. Entretanto, é preciso avaliar bem onde colocá-los.

"De frente à porta de entrada, somado às plantas naturais e iluminação, o espelho é capaz de repelir todas as energias negativas que tentarem entrar na casa, sejam trazidas por pessoas ou vindas dos arredores externos. Espelhos devem ser dispostos de forma que não 'cortem' a cabeça, nem da pessoa mais baixa quando a mais alta da casa, quando olharem nele", ensina o mestre em Feng Shui.

Se a ideia for colocar o item no quarto, também não deve refletir pessoas deitadas. Isso porque esse reflexo gera muita energia e luz, mexendo com a pressão sanguínea e gerando até problemas cardíacos. Por essa razão, segundo Netto, o ideal é ninguém se enxergar no espelho ao dormir.

O local perfeito para instalá-lo é em frente à mesa de jantar. "Quando reflete o alimento, dobra a fartura e a riqueza. Outra dica do Feng Shui é usá-lo atrás da tampa do fogão, refletindo o fogo queimando nas bocas, para também causar essa multiplicação de coisas boas", considera o profissional.

  • Cristais e pedras

É claro que os cristais não poderiam ficar de fora do décor tranquilo. Poderosas fontes energéticas, as pedras naturais são capazes de trazer boas vibrações para dentro do lar, bem como ampliar o contato com a natureza. Há indicações para cada um dos cômodos:

Porta de entrada: turmalina negra
Sala de estar: ametista
Quartos: olho-de-tigre
Quartos de casal: duas pedras de quartzo rosa
Banheiro: drusas de quartzo branco

Cores também acalmam

Cheias de significados, as cores representam uma boa parte de qualquer decoração. Por isso, é fundamental conhecer as sensações trazidas por elas. A seguir, Luiz relembra cada categoria, suas ações e ensina como aplicá-las:

  • Cores quentes

Trazem aconchego e conforto. São recomendadas para salas, entradas, quartos, corredores e salas de jantar, transmitindo mais alegria e motivação.

Vermelho: representa prazer, dinamismo, coragem e vontade;
Laranja: estimula os cinco sentidos, a alegria e a vitalidade;
Amarelo: ajuda na comunicação, nos estudos e está associada à riqueza e à abundância.

  • Cores frias

Trazem liberdade e frescor. Geralmente, são indicadas para ambientes com mais movimento, como banheiros e cozinhas. Elas acalmam, mas, ao mesmo tempo, remetem à limpeza e purificação. Melhor dar preferência a tons fechados, como azul-turquesa, verde-esmeralda, azul-marinho ou roxo.

Azul: traz calma, paz e equilíbrio;
Violeta: remete à espiritualidade, riqueza, abundância e transformação;
Verde: representa cura e natureza.

  • Cores neutras

Trazem neutralidade e equilíbrio para os ambientes. Elas acompanham tanto as cores frias quanto as quentes. No Feng Shui, o preto e o branco são perfeitos, independentemente do espaço, pois harmonizam as combinações.

Para evitar

Luiz Netto sugere não usar determinadas cores nas paredes: gelo (deixa o ambiente "frio"), azul-pastel (gera introspecção e estado depressivo), salmão (causam brigas, pois a mente não entende se é laranja, rosa ou vermelhando, deixando as pessoas irritadas, ansiosas e, consequentemente, atraindo mais energias negativas).

Veja itens para decorar sua casa com o Feng Shui

10 incensos Chakras Goloka

Incensário Cascata de Fumaça Grande

108 dicas de feng-shui para trazer harmonia e felicidade à sua vida

Fonte de Água Redonda em Concreto

Rodapé content commerce -  -