Chakras desalinhados: afinal, o que são e como reequilibrá-los?
Esta é uma expressão popular, mas para explicar o que são os chacras desalinhados, é preciso primeiro entender que os chakra são os pontos de energia que carregamos em nosso corpo.
Eles ficam espalhados ao longo de nossa coluna vertebral e são responsáveis por absorver a energia vital que existe no universo à nossa volta e depois por liberá-la transformada.
Acredita-se que os chakras são as várias camadas que nos formam nos seguintes níveis:
Físico
Energético
Mental
Emocional
Psíquico
Espiritual
Quando a linguagem popular chama de "desalinhar", significa que esses pontos estão desequilibrados, trazendo consequências emocionais, mentais, sociais e físicas. O problema começa de forma sutil, como uma pequena dor ou sentimento. Com o tempo, o desalinhamento pode se tornar constante, apontando a necessidade de cuidados.
Quais são os chakras?
São sete pontos ao longo da coluna vertebral e cabeça, e cada um deles está relacionado a partes específicas do nosso organismo e das nossas vidas.
Chakra Básico: representado pela cor vermelha, ele fica localizado no cóccix;
Chakra Sacral ou Umbilical: simbolizado pela cor laranja, ele está na altura do umbigo;
Chakra do Plexo Solar: indicado pela cor amarela, ele fica próximo ao sistema digestivo;
Newsletter
HORÓSCOPO
Todo domingo, direto no seu email, as previsões da semana inteira para o seu signo.
Quero receberChakra Cardíaco: representado pela cor verde, ele está na altura do coração;
Chakra Laríngeo: simbolizado pela cor azul, ele fica próximo à laringe;
Chakra Frontal: indicado pela cor azul-índigo, ele está na altura dos olhos;
Chakra Coronário: sob a cor violeta, fica no alto da cabeça.
Se o seu chakra Laríngeo estiver obstruído ou desalinhado, provavelmente você terá problemas com a comunicação, isso pode te fazer alguém que não consegue mais tomar as próprias decisões, inseguro e cheio de medos.
Como realinhar os chakras?
Procure alguém que entenda do assunto, mas saiba que diversas ações podem ajudar: ioga, meditação, boa alimentação, cuidados de saúde mental e etc.
A seguir, conheça uma técnica interessante para começar o realinhamento:
Escolha um lugar tranquilo e confortável para sentar, relaxar e começar sua meditação;
Quando já estiver com a musculatura relaxada e a mente mais tranquila, comece visualizando a cor do chakra que você deseja alinhar;
Imagine que o seu corpo está todo cercado por essa cor;
Enquanto visualiza isso, respire fundo, inspirando pelo nariz e soltando pela boca, respirações longas, procure segurar o ar por 5 segundos, e depois solte aos poucos.
Visualizando a cor escolhida, intensifique essa cor: por exemplo, se for o chakra Coronário, cuja cor é violeta, imagine esse violeta se transformando num roxo bem forte, o máximo que você puder, em seguida, vá retornando essa cor para o tom mais claro que você conseguir da cor violeta;
Quando você fizer isso, terá dado a atenção necessária para o seu chakra e a consciência colocada na resolução desse problema irá desobstruir o canal dessa energia, fazendo você se sentir mais leve e equilibrado novamente.
Fontes: Daniel Alan Costa, presidente da Abranatu (Associação Brasileira de Naturopatia) e naturopata; Eduardo Miranda, especialista da iQuilíbrio; e Tery Kanakura, arquiteta e urbanista especialista em Feng Shui
*Com matéria publicada em 08/12/2022
Deixe seu comentário