Ano novo astrológico começou com muita inovação tecnológica e guinadas
Como o nosso calendário oficial não segue os ciclos naturais, todo ano novo civil tem início no mesmo momento: do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. A cada ano, isso traz um céu diferente de pano de fundo com influências particulares.
No entanto, o ano novo astrológico não coincide com esse marco.
A astrologia é, entre outras coisas, o estudo dos trânsitos celestes e de sua relação com o que acontece aqui na Terra. Esses ciclos, que sempre se repetem, oferecem segurança e também permitem que previsões sejam feitas.
Os ciclos mais conhecidos e mais antigos em termos de estudo e aplicação prática são os da Lua e do Sol - astro que, por sua vez, marca as estações do ano e os signos.
Dança das estações
Muita gente não sabe, mas os signos estão fortemente ligados às estações. Em março, quando o Sol aparentemente cruza a linha do equador celeste rumo ao norte, do ponto de vista de observação terrestre, um novo ciclo tem início.
- Veja a previsão anual completa para cada signo
- Ano novo astrológico: Márcia Sensitiva ensina ritual para abrir caminhos
- Madama Brona: o que cada signo deve renovar no ano novo astrológico
Este momento é marcado pelo equinócio - de primavera no hemisfério norte e de outono no hemisfério sul - que acontece exatamente quando o Sol, astrologicamente falando, ingressa no signo de Áries.
Para a astrologia, este é o verdadeiro começo de um ano, pois uma nova jornada do Sol tem início e ele irá percorrer todo o zodíaco durante os próximos 12 meses.
Signos cardeais, fixos e mutáveis
Ainda sobre as estações do ano, cada uma delas começa no momento em que o Sol ingressa em um dos signos chamados cardinais ou cardeais - Áries e Libra marcam os equinócios e Câncer e Capricórnio marcam os solstícios.
Todas as estações têm seu ápice, o momento mais marcante no que diz respeito às suas qualidades. É quando os signos fixos começam suas temporadas: Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Já o último mês de cada estação é um momento de transição e acontece quando o Sol percorre os mutáveis Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.
Basta olhar a essência de cada um deles para saber que os signos cardeais costumam ter mais iniciativa, cada um motivado por seu elemento, enquanto os signos fixos tendem a ser os mais estáveis ou teimosos. Já os signos mutáveis são os que têm maior capacidade de adaptação e facilidade com as mudanças.
A chegada de um ano novo
Voltando ao ano novo astrológico, este momento destaca algumas questões específicas. Afinal, ao chegar em Áries, o Sol nos coloca em contato com o novo, com o frescor e com a iniciativa.
É, também, quando registramos o mapa que aponta as tendências para os próximos 12 meses solares.
Este ano novo astrológico, em especial, traz novidades importantes, coincidindo com a chegada recente de Saturno em Peixes e de Plutão em Aquário. Mudanças significativas trarão grandes transformações em termos coletivos nos próximos anos.
O momento de ingresso do Sol em Áries aponta para um ano realmente novo, com foco no crescimento individual e ao mesmo tempo no fortalecimento das relações. Com a promessa de grandes mudanças futuras, a possibilidade de tornar sonhos realidade será maior.
Mudanças impactantes em 2023
Mudanças de comportamento e na forma como vivemos e nos relacionamos chegam junto com inovações tecnológicas impactantes.
Muita coisa que será marcante nos próximos anos terá início nos próximos meses. Por isso, o momento é ótimo para nos conectarmos com tudo que está acontecendo e iniciarmos novas jornadas individuais.
Que seja um bom ciclo novo para todos nós!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.