Topo

Banho ou chá? Aprenda a escolher a erva certa para proteção, amor e limpeza

Um bom banho de ervas pode atrair proteção, amor e prosperidade - MichellePatrickPhotographyLLC/Getty Images/iStockphoto
Um bom banho de ervas pode atrair proteção, amor e prosperidade Imagem: MichellePatrickPhotographyLLC/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa

26/03/2023 04h00

Além de agregarem sabores a comida e bebida, certas ervas têm usos mais alternativos em práticas místicas. É bem comum serem adotadas para fazer chás e banhos, rituais simples e de grande utilidade para corpo e espírito.

Quando falamos de preparos de chás e banhos, todas as ervas comerciais, por assim dizer, são válidas e possuem atributos mágicos"
Raphael Kakazu, terapeuta holístico, oraculista e idealizador do Covil dos Feiticeiros

Vale entender que até mesmo uma flor é considerada erva dentro do mundo esotérico. Rosas, jasmins e hibiscos entram nessa categoria, da mesma forma que plantas como calêndula e boldo-do-chile e especiarias como a noz-moscada e anis-estrelado.

Mas é importante entender para qual caso cada uma delas é indicada, a fim de alcançar o propósito desejado.

Erva para cada situação

Kakazu ensina quais são as melhores opções para diferentes funcionalidades - e que servem tanto para banhos quanto para chás.

Em todos os casos, pode-se optar por uma das alternativas ou combinar mais de uma erva.

  • Prosperidade: folha de louro, flor de camomila ou noz-moscada

Esse trio tem atributos solares e jupiterianos, atuando muito bem no campo das finanças, prosperidade e ganhos materiais. Tais ervas estimulam a criatividade, proporcionam energia dinâmica e proativa e trazem centramento para os pensamentos. Tais características são essenciais quando a intenção envolve assuntos monetários.

  • Amor: bulbos de rosa, jasmim ou lavanda

As três ervas são intimamente ligadas aos sentimentos humanos e estimulam a libido e o relaxamento do corpo, sendo ótimas aliadas para assuntos afetivos. Por terem uma forte regência de Vênus, o planeta do amor, elas igualmente elevam a sensação de prazer perante as experiências da vida. Dessa forma, proporcionam sensualidade, divertimento a alegria.

  • Limpeza: alecrim, boldo-do-chile ou folha de laranjeira

Todas com forte ligação com o planeta Mercúrio, as ervas ajudam na purificação das mazelas do corpo, trazendo alívio de tensões e estresse. Por terem forte efeito calmante, funcionam muito bem em processos de purificação e banimento.

  • Proteção: manjericão, hortelã ou calêndula

São três ervas que podem ser ingeridas e que trabalham no campo energético da proteção. Todas possuem propriedades de imunidade e metabolismo, tendo fortes influências de planetas como Saturno e, também, do Sol. Assim, ao mesmo tempo que fortalecem o corpo, proporcionam proteção espiritual e energética.

  • Espiritualidade: artemísia, anis-estrelado ou flor de maçã

Eis uma combinação poderosa para equilíbrio e fortalecimento da espiritualidade como um todo. Essas ervas lunares promovem um favorecimento para a conexão espiritual e ajudam no desenvolvimento de talentos mediúnicos.

Chás ou banhos: como escolher?

Ambos feitos com ervas e água, às vezes pode ser difícil entender se o banho ou o chá é a melhor opção. De acordo com Raphael, os dois preparos atuam no campo energético do ser humano. Logo, o que define qual é ideal é a preferência pessoal.

"Há quem prefira banhos por conta do aroma e da sensação de hidratação ou frescor na pele, enquanto outros optam pelos chás por serem muito ligados ao sabor e coloração do líquido", argumenta o oraculista.

Outra opção é serem adotados como combinações. "Um chá de amor com bulbos de rosas, jasmim e hibisco pode ser complementado com um banho de magnetismo à base de camomila, lavanda e louro", exemplifica Raphael.

Como preparar

Se a intenção é apostar na bebida, a preparação começa com a fervura de 1 litro de água. Com o fogo já desligado, acrescentar um punhado da erva escolhida (ou das ervas escolhidas), esperar pelo menos 10 minutos para a infusão, mantendo o canecão tampado. Antes de consumir o chá, basta coar e adoçar, opcionalmente.

Caso a opção seja o banho, deve-se seguir o mesmo preparo - 1 punhado de erva infusionada em 1 litro de água fervida. Com o líquido em temperatura morna, coar e, depois da ducha higiênica diária, banhar-se com o preparado do pescoço para baixo.