Planeje-se: como cada elemento do mapa astral atua na gravidez e no parto
Se você é daquelas pessoas que desejam planejar a gravidez e até o parto da melhor maneira, saiba que a astrologia pode ser uma ótima companheira nessa jornada. Com a leitura do mapa astral da mãe, é possível antecipar tendências envolvendo a gestação para vivê-la, conscientemente, da melhor maneira.
A data e o horário em que nascemos determina a posição de todos os planetas do sistema solar quando damos o primeiro respiro. Isso gera um verdadeiro dossiê de informações sobre as regências astrológicas que nos influenciarão ao longo da vida.
- Veja a previsão anual completa para cada signo
- Lua influi no sexo, na personalidade da criança e até no enjoo da grávida
- Menos sono, mais sensibilidade: como cada signo enfrenta a maternidade
- Sonhar com gravidez pode ser 'aviso' do corpo ou alerta pra vida
Como alguns dos planetas e dos signos envolvidos nesse grande cálculo falam sobre maternidade, é possível antever alguns acontecimentos envolvendo esse setor.
- A maternidade vai ter relação direta com a Lua, astro que fala sobre os instintos mais primitivos da pessoa, aquilo que nutrimos internamente e, também, que tem relação com a infância.
"Além disso, podemos destacar Vênus, que se refere ao nosso poder de criação. São os dois planetas do arquétipo feminino pela astrologia", diz a astróloga Marília Yazbek.
- Sobre o parto, quem diz muito é o planeta Marte, o grande iniciador do zodíaco.
"É quem inicia, corta, rasga e sangra. No parto, temos a combinação de influências dessa força visceral de Marte com a Lua, por isso ler os posicionamentos e trânsitos destes planetas ajuda a entender as tendências para a hora do nascimento do bebê", conta Marília.
- Outras informações relacionadas ao parto e à gestação podem ser encontradas nas casas 4 e 5 da mandala astrológica.
- A casa 4 é referente à família, às nossas origens e fala sobre o útero.
- Já a casa 5 rege a criação, o prazer e os filhos.
Energia maternal
Quando falamos dos quatro elementos, temos dois deles representando a energia feminina e, portanto, trazendo a energia maternal mais em destaque. São eles: água e terra.
"A terra precisa ser fértil para que a semente germine, mas a terra também precisa da água. Uma terra sem água não produz. Portanto, os signos desses elementos trazem amorosidade e estrutura", afirma Marília.
Câncer é o signo mais maternal de todos, sendo regido pela Lua, seguido de Peixes, Escorpião (esses dois com bastante dificuldade para lidar com a individualidade dos filhos), Touro, Virgem e Capricórnio.
Sim, Capricórnio. Afinal, nada mais tradicional do que a maternidade, não é mesmo?"
No entanto, dizer que esses signos são mais maternos não denota, necessariamente, essa energia sendo exercida através da gestação e da criação de um filho.
Quem não deseja ser mãe e ainda assim carrega aspectos de fertilidade no seu mapa astral pode exercê-los de outras maneiras, como ao empreender ou a criar sua rotina de uma maneira inovadora.
Os melhores momentos para a concepção são quando a Lua está cheia no céu ou oposta ao signo solar natal. Por exemplo, se o seu Sol é em Áries, a Lua em Libra é fértil.
De olho nas influências astrológicas
Aspectos tensos, chamados de quadraturas e oposições, entre os signos de energia feminina (Lua e Vênus), principalmente com Saturno e Plutão, podem indicar demora para engravidar ou até infertilidade, diz Marília.
Posicionamentos lunares mostram a relação da mulher com sua figura materna e também falam de crenças ou traumas que influenciam emocionalmente a gestação e o parto.
A vontade de ser mãe será lida através das casas 5 e 6 no mapa. Uma pessoa com a casa 10 cheia de planetas ou em signos como Áries, Capricórnio e Aquário pode ter sua energia e ambição mais voltadas para a vida profissional e não familiar."
Se você quer engravidar, saiba que segundas e sextas-feiras são dias mais férteis.
Já o parto costuma acelerar na Lua em Áries ou quando a mãe tem Marte em Câncer e Escorpião, "signos relacionados ao útero que podem denotar, ao lado de Marte, movimentos acelerados e ritmados", explica a astróloga.
Sabe aquela máxima de que é só virar a fase lunar para a maternidade lotar? Não é só uma crendice, é um fato que pode ser observado em maternidades e casas de parto por aí. Além disso, Marília destaca que há quem diga que a fase da Lua no céu no dia da concepção do bebê indica a fase lunar do dia do parto.
Outras curiosidades astrais
- Urano de casa 5 ou Lua de casa 11 pode indicar interesse por adoção, independentemente da vontade e a possibilidade de gerar uma criança.
- Saturno na casa 5 indica maternidade após os 30 anos.
- Lua em Virgem ou casa 5 em Virgem indica trabalho de parto normal (mesmo que em ambiente hospitalar).
- Netuno de casa 4 ou 5 pode indicar a necessidade de analgesia e outros medicamentos.
- O parto costuma acelerar na Lua em Áries e desacelerar na Lua em Touro.
Bruxaria moderna: livros para se aprofundar
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.