Abóbora afasta maus espíritos: qual o significado dos símbolos do Halloween
O halloween é um dos dias mais importantes do ano para os praticantes da bruxaria. A data tem suas raízes em uma antiga celebração dos ciclos naturais presente na Roda do Ano, um calendário cíclico baseado nas estações - equinócios e solstícios - que marca a festividade conhecida como Samhain.
Durante esse período, busca-se a comunicação e homenagem aos ancestrais, bem como a preparação para o inverno.
Enquanto no hemisfério norte o Halloween coincide com o outono, no hemisfério sul estamos nos aproximando dos dias mais quentes do ano.
Assim, dentro da prática da bruxaria, o calendário se ajusta conforme os hemisférios. No clima tropical, como contraponto ao Samhain, temos o Beltane, que representa o ápice da primavera e a proximidade do verão.
Embora as tradições pagãs geralmente sigam o ciclo do hemisfério em que se encontram, o Halloween é celebrado globalmente. Alguns incorporam elementos dessa festividade na comemoração do Beltane em 31 de outubro.
Símbolos do Halloween
Quer comemorar ou simplesmente montar sua festinha de Halloween? Então conheça, abaixo, a simbologia por trás dos elementos mais característicos dessa festa.
- Abóboras: mesmo sendo um alimento que simboliza a sabedoria do elemento Terra, ela acabou se fazendo presente no Halloween através da adaptação do hábito irlandês de acender velas dentro de nabos para afastar os maus espíritos durante o Samhain. É, também, uma adaptação da lenda de Jack o'lantern para o folclore norte-americano, levada pelos imigrantes para os EUA, lugar onde a abóbora é abundante. Depois de tantos rodeios para não ir ao inferno, Jack teria sido proibido de entrar tanto no céu, quanto no inferno. As velas dentro de nabos serviam para iluminar seu caminho vagante.
- Velas: para diversas tradições, as chamas das velas são como verdadeiros portais que servem para iluminar a nossa conexão com o mundo espiritual. Acender velas e dedicar aos antepassados também é visto como um símbolo de fortalecimento para os laços parentais e para o ancestral que já se foi. O fogo mostra que a energia da pessoa ainda se faz presente e é acalentadora aos que ficaram.
- Fantasias: as fantasias viraram um símbolo do Halloween porque, na comemoração original de Samhain, acreditava-se que os espíritos estariam no mesmo plano que nós durante a noite de bruxas. Sendo assim, se fantasiar era uma garantia de que você poderia se disfarçar entre tantos espíritos e passar ileso aos menos legais, digamos assim.
- Aranhas: são animais com uma simbologia bastante profunda para os pagãos. Conhecidas como "as tecelãs", elas têm seu arquétipo parecido com o das Moiras, as míticas tecelãs do futuro. Representam a ancestralidade e a construção dos caminhos da vida. Suas teias representam as ligações com nossos ancestrais, com o passado e também com o futuro. Além disso,
- Caveiras: como o Halloween precede o Dia de Finados e o Dia de Todos os Santos, a simbologia de honrar aos mortos está presente do começo ao fim das festividades. As caveiras são usadas por muitas culturas para representar a morte como um estado de transformação após a morte. Para os mexicanos, elas também trazem a energia de seus antepassados, por isso são enfeitadas e floridas. Já os antigos celtas viam nos crânios um símbolo de fortalecimento mental para a alma humana.
- Sopas e pães: como o Samhain era o festival que marcava a aproximação do inverno, era natural que as famílias fizessem grandes refeições, inclusive com os ossos dos animais, para que estivessem fortes para a chegada da introspecção invernal. No caso, uma introspecção também da natureza, já que a colheita hibernaria junto com os animais. Os pães eram feitos com os grãos que eles haviam colhido, sendo um alimento possível para o momento que estava chegando com o fim do verão.
- Caldeirão: é onde toda a alquimia das bruxas acontece. A antiga panela de ferro também tem como simbologia o útero da Deusa. Portanto, é um objeto também considerado mágico para fazer encantamentos, poções, banhos de ervas e a própria comida de Samhain.
Deixe seu comentário