Cada enfeite conta! Simpatias e rituais na hora de montar a árvore de Natal
A árvore de Natal é, literalmente, coberta de simbolismos. Os enfeites representam diferentes desejos pessoais e atraem sorte, alegria, proteção e bênçãos para os moradores. É por isso que alguns itens são vistos como obrigatórios para a estrutura.
"Para os estudiosos do esoterismo, a ideia da árvore de Natal vai além da imagem de um simples pinheiro decorado. Ela representa a 'árvore da vida' e uma forma de atrair todas as boas vibrações emanadas nesse período", diz Luiz Netto, terapeuta vibracional e mestre em Feng Shui. "É primordial termos em mente a importância de cada enfeite no momento em que decoramos a árvore e vibrar o positivo para ter renovação em nossas vidas a partir dessa montagem."
A seguir, o especialista lista quais elementos são bem-vindos em uma árvore.
Detalhe importante: se forem peças antigas, limpe com água de colônia de alfazema diluída em água para renovar as vibrações de amor e bem-estar.
Toda árvore tem que ter
Bolas
Enfeite mais comumente usado para decorar as árvores, as bolas simbolizam força e proteção. "Tradicionalmente eram doze, representando os 'doze Cavaleiros da Távola Redonda', que defendiam e protegiam os interesses da igreja", diz Luiz Netto.
Além do mais, o círculo em si já retrata defesa - é como se estivéssemos em uma redoma de vidro, livres do mal e da negatividade.
Anjos
É bom tê-los como enfeites, pois são representantes da criação e fazem a conexão entre o céu e a terra. "São os mensageiros de Deus e carregam a sabedoria do 'Trono Divino', abençoando a família com paz e harmonia", conta o especialista.
Sinos
Quando utilizados em número de três, simbolizam a santa trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. "Sinos na árvore atraem o positivo e purificam a casa contra todo o mal, anunciando boas-vindas à energia de união e confraternização", relata.
Bengalas doces
As charmosas bengalas vermelhas e brancas, assim como enfeites em formato de doces e pirulitos, simbolizam a força e a doçura. Emanam o amor e representam o poder para superar os obstáculos, que podem surgir no novo ano que se aproxima.
Festão
Newsletter
HORÓSCOPO
Todo domingo, direto no seu email, as previsões da semana inteira para o seu signo.
Quero receberSímbolo da união e da comunhão entre os povos, o festão é um item que faz com que todos se conectem, compartilhando a mesma vibração de prosperidade que circula pelo mundo nesta época do ano.
Luzes
Já as indispensáveis luzinhas natalinas representam o brilho e a iluminação que todos desejam ter no coração.
Ponteira de estrela
O acessório em formato de estrela representa o espírito de cada pessoa. Posicionada no topo da árvore, a ponteira simboliza a elevação da alma e o nascimento de uma nova consciência, voltada à paz e à realização pessoal.
Cores
A escolha das cores predominantes da árvore deve ser feita de acordo com os desejos da família. A saber:
- Vermelho é bom para atrair amor e paixão
- Azul estimula paz e calma
- Violeta desperta espiritualidade e intuição
- Amarelo atrai riqueza e melhora a comunicação
- Verde reflete na cura e na reabilitação física
- Prata e dourado são boas para obter bênçãos, pois representam proteção angelical
- Rosa é indicado para quem busca amor e sentimento
Na hora de montar
Mantenha o bom humor e o clima de alegria. Se desejar, acenda uma vela amarela.
A árvore deve ser posicionada no centro da sala ou mais ao leste, onde o Sol nasce todas as manhãs.
A decoração deve ser colocada sempre de cima para baixo. "Como se as bênçãos do céu fossem derramadas em seu lar", compara Luiz Netto.
Ao posicionar cada enfeite, deve ser feito um pedido especial, invocando a realização de sonhos e desejos.
Segundo as tradições, o dia correto para começar a montagem da árvore corresponde ao quarto domingo anterior ao 25 de dezembro.
Em 6 de janeiro, Dia de Reis, toda a estrutura precisa ser desmontada. "Para encerrar esse ciclo, devem ser feitos três pedidos enquanto se come um pedaço de bolo típico de frutas - o chamado Bolo de Reis - também feito em comemoração à data", conta o terapeuta.
Deixe seu comentário