Reage! Cristais, chás e óleos essenciais que ajudam a fortalecer autoestima

Ter autoestima elevada envolve diferentes fatores, mas podemos dizer que tal condição está diretamente ligada à autoaceitação e à gentileza consigo mesma. De forma semelhante, o fortalecimento do amor-próprio passa por muitos e diferentes tipos de intervenções. E é justamente nesse contexto que as terapias alternativas aparecem para ajudar.

A partir do momento que alguém está mal com o seu mundo interno e não se compreende, são geradas sintonias energéticas negativas que podem afetar todas as áreas da vida - amorosa, psicológica, familiar ou até mesmo profissional e financeira.

Além disso, surgem as autossabotagens internas para justificar ações ou manias de pensamentos ruins, como: "Não sou boa o bastante para ninguém!"; "Não sei o sentido da minha vida."; "Não consigo levar nenhum projeto adiante!"; "Sou incapaz de organizar e melhorar minha vida!" e assim por diante.

Para todos os sentimentos demasiados, há meios que podem ajudar a reconquistar a segurança e a tranquilidade pessoais.

O reiki, por exemplo, é capaz de equilibrar e harmonizar o campo energético de cada pessoa. A prática pode ser associada com as principais técnicas de Feng Shui, incluindo ainda a aromaterapia, a cromoterapia e os florais, que auxiliam na manutenção energética e corporal.

A seguir, veja intervenções eficientes para melhorar e fortalecer a autoestima.

Cristais

Há pedras que intensificam a energia do amor-próprio, que podem ser usadas por meio de pingentes, brincos e pulseiras ou, ainda, no formato bruto. Também podem ser colocadas em carteiras, mesas de trabalho, bolsas ou em contato com a pele. Cristais voltados para o amor-próprio mexem com a cor rosa claro e tons nesta mesma paleta cromática. São muito bem-vindos para a transformação pessoal, que acontece diariamente:

  • Quartzo rosa
  • Rodonita
  • Jaspe vermelho
  • Ametista
  • Selenita

Importante ressaltar a importância da limpeza diária do cristal: uma das maneiras é colocá-lo em copo com água. Outra é deixá-lo sob a luz solar ou lunar.

Continua após a publicidade

Chás

Outra alternativa boa e "gostosa" envolve chás. O de camomila, hibisco e jasmim é bastante indicado para trabalhar a autoestima. Se quiser, podem ser acrescentados canela e cravo, especiarias que mexem diretamente com a energia quente, isto é, de acalento, cuidado e segurança.

A prática pode se transformar em ritual (com detalhes definidos pela intuição pessoal), respeitando um tempinho a cada dia exclusivamente para cuidar de si.

Óleos essenciais

A aromaterapia se revela bastante poderosa no combate a sentimentos e estados psicológicos desagradáveis, sendo o óleo essencial de lavanda um dos melhores para tais situações.

A energia da lavanda pode nos conectar à nossa essência, fazendo com que reconheçamos o nosso verdadeiro valor. Além disso, traz equilíbrio, clareza e calma.

Continua após a publicidade

No dia a dia, o óleo essencial de lavanda pode ser adotado em aromatizadores que vaporizam a essência ou, ainda, aplicado nas mãos, que devem ser levadas ao nariz para se absorver o cheiro.

Banhos

Rituais que envolvem banhos são igualmente formas de conexão com o "eu interior". O banho de autoestima com rosas brancas aparece como um dos mais eficientes.

Ingredientes necessários:

  • 1 litro de água
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • Pétalas de 7 rosas brancas

O preparo é simples: coloque as pétalas em recipiente que comporte toda a água, esfregando-as na palma da mão para que desmanchem. Depois, adicione o mel e misture.

Enquanto estiver fazendo esse processo, a dica é se conectar com os próprios pensamentos, livrar-se das angústias e respirar profundamente, atraindo energias positivas para o ambiente.

Continua após a publicidade

O banho de rosas deve ser tomado ao final da ducha higiênica diária, sendo a mistura jogada do pescoço para baixo. As sobras precisam ser descartadas na natureza.

Mantras

Cada pessoa pode criar o próprio mantra e repeti-lo diariamente. Segundo Juliana, é uma boa ideia fazer um pequeno ritual para descobrir o seu. Pegue caderno e faça duas colunas: de um lado, anote tudo o que ama em você; no outro, liste as características que precisa desenvolver, a partir do seu ponto de vista.

A regra principal é que as duas colunas tenham a mesma quantidade de apontamentos, garantindo o equilíbrio de sentimentos. Para todo atributo que gosta, deve-se acrescentar algo que queira melhorar. E vice-versa.

Com a lista pronta, olhe para ela com carinho e reflita: todos nós somos compostos por erros, acertos, traumas e complicações. Talvez tenhamos errado com escolhas no passado ou perdemos pessoas queridas ou ainda não conseguimos reconhecer nossa importância. Feita essa reflexão, crie uma frase que servirá como mantra. Depois, repita-a diariamente.

Simpatia

Por fim, há inúmeras simpatias voltadas para a autoestima. Uma boa alternativa não foca apenas na beleza, mas trata de uma conexão mais profunda.

Continua após a publicidade

Serão necessárias 7 velas brancas para esse ritual. Todos os dias, acenda uma delas, dedicando-a ao anjo da guarda pessoal e recitando a prece: "Eu me amo, eu me entendo, e me dedico a transformar minha vida!". Deixe a vela queimar e repita a simpatia até completar o ciclo de uma semana.

Fonte: Juliana Viveiros, espiritualista da iQuilibrio.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.