Como é chefe e funcionário de cada signo - e como saber disso pode ajudar

O mapa astral tem 12 casas, cujas funções são representar as diferentes áreas da nossa vida. Entre elas estão o emprego, a carreira e até as profissões que determinado nativo pode seguir. Somando isso aos signos solares, são identificadas características únicas sobre o jeito de agir desse nativo no trabalho.

Como chefe ou empregado, os aspectos da personalidade de cada um influenciam no comportamento dentro do ambiente profissional e na forma de lidar com a equipe. Por isso, vale sempre dar uma checada nessas questões da mandala para entender as principais tendências na hora de liderar ou integrar um time.

Abaixo, veja como os nativos costumam agir enquanto chefes e funcionários:

Áries

Regido por Marte, o ariano é corajoso, determinado e tem energia e paixão suficientes para realizar o que deseja.

Chefe: costuma ser viciado em trabalho e acredita que nasceu para liderar, já que está na primeira casa do zodíaco. No entanto, seu astro regente traz o gosto por competição e até umas briguinhas, conduzindo a equipe em um clima de guerra. Autoritário e narcisista, dá pontos aos colaboradores competitivos e bajuladores.

Funcionário: competitivo, mandão e egocêntrico, ele costuma se sentir o líder dos colegas. Além disso, quer sair na frente dos demais para ganhar sempre.

Touro

O taurino é firme e confiável, apesar da teimosia. Mas, no geral, busca apenas segurança e estabilidade através do trabalho.

Continua após a publicidade

Chefe: ao chefiar, é tranquilo e estável, porém, não deixa passar nada despercebido e está sempre no controle. Pode ser durão, daqueles que não dão aumento com facilidade, e espera dedicação dos funcionários, independentemente do salário pago.

Funcionário: com persistência, obsessão e paciência, ele tende a conseguir aquele cargo que almeja, mesmo que demore anos - e sem puxar tapetes, diga-se. Para chegar lá, espia tudo, pouco a pouco, até conseguir a posição.

Gêmeos

Com a curiosidade a mil, o geminiano é um profissional versátil, inteligente e multitarefa. Pensar rápido e ter várias ideias são suas especialidades.

Chefe: devido à instabilidade do signo, é difícil saber o que esperar de um chefe geminiano. Então, é bom estar aberto às mudanças que vão desde o humor até a pontualidade. Em contrapartida, ele se comunica bem e é aberto ao diálogo, além de ter audácia nos negócios. Esse chefe espera rapidez e boas ideias dos subordinados.

Funcionário: sem nunca estar na mesa, ele adora boas fofocas da empresa, já que é o mais comunicativo da equipe. Como é bom nos jogos mentais e na socialização, não costuma ficar muito tempo no mesmo lugar, partindo logo para outro emprego.

Continua após a publicidade

Câncer

O canceriano é gentil e gosta de educar e cuidar das pessoas. Entretanto, as mudanças de humor são um verdadeiro obstáculo nessa jornada.

Chefe: reconhece seus pontos fracos e espera que os colaboradores façam o mesmo. Mas, ainda assim, não costuma assumir os próprios erros e pode até demitir alguém para se safar. Tudo depende do seu humor, que muda constantemente.

Funcionário: se deseja um cargo, tenta alcançá-lo de qualquer forma, usando até a manipulação. Vale tomar cuidado com esse colega sorrateiro.

Leão

Com a necessidade de mostrar seus talentos, o leonino atrai muitas pessoas. Porém, deve ficar bastante chateado se não for reconhecido nem admirado.

Continua após a publicidade

Chefe: é dominador, arrogante e muito egocêntrico. Assim, usa tudo o que puder para deixar as situações ao seu favor. Vaidoso, quer ser bajulado pelos funcionários e não liga muito para eles.

Funcionário: ele quer ganhar o prêmio de funcionário do ano mesmo que precise passar por cima de alguém. Afinal, não tem grande consideração por seus colegas.

Virgem

Com destaque por ser inteligente, o virginiano é prestativo e gosta de ajudar os outros. No entanto, é preciso tolerar suas (muitas) críticas.

Chefe: esse gestor tem uma regra clara: não cometer erros. Portanto, precisa de uma equipe que aguente seu perfeccionismo e responda ao que ele acha adequado - além de saber lidar com suas obsessões.

Funcionário: com a mesa mais arrumada do setor, obedece todas as regras e traça cada detalhe para organizar suas demandas. Se julgar que alguém trabalha pouco e ganha muito, é possível que fale mal dessa pessoa.

Continua após a publicidade

Libra

Diplomático como poucos, o libriano se dá bem trabalhando em equipe e busca posições em que possa expressar seus dons.

Chefe: indeciso, ele pergunta a opinião de cada um antes de decidir e, se der errado, costuma culpar quem opinou. Além disso, por ser ligado à aparência, espera por colaboradores bem arrumados e dispostos a assumir as responsabilidades que ele mesmo não consegue.

Funcionário: a única preocupação maior do que a sua própria performance no trabalho é saber o que tem acontecido na vida alheia. Afinal, sua rotina social parece melhor que a profissional.

Escorpião

O escorpiano é quem divide o mundo entre certo e errado, já que costuma viver no extremo. Mas é dedicado e fiel em suas relações pessoais.

Continua após a publicidade

Chefe: apesar de reservado, ele espera bastante lealdade da equipe e não tolera infidelidade. Com um trabalho duro e até compulsivo, prefere o poder ao dinheiro. Já em projetos, controla cada passo em vez de delegar funções.

Funcionário: também tem reserva, dedicação e fidelidade na vida profissional, ainda que não lidere. Agindo como bom espião, tende a conseguir a vaga que almeja sem ninguém perceber - depois de ter se preparado para esperar e conspirar até chegar lá. Apesar disso, os colegas amistosos não terão problemas com esse escorpiano.

Sagitário

Aventureiro, o sagitariano quer viajar acima de qualquer cargo. Afinal, sua busca por conhecimento parece não ter fim e vale mais do que a posição que ocupa.

Chefe: costuma abraçar mais coisas do que realmente pode dar conta só para não admitir que está sobrecarregado. Fora isso, é bastante pão-duro quando o assunto são novas contratações ou salários. Ao seu lado, quer ter pessoas que o ouçam falar - e muito!

Funcionário: tagarela que só, pode acabar sendo desatento em algumas tarefas. Mas, na verdade, o cargo que ocupa não importa muito, já que seu trabalho serve apenas para financiar as viagens que deseja fazer. Costuma se dar bem com a equipe desde que escutem suas incontáveis histórias.

Continua após a publicidade

Capricórnio

Regido por Saturno, o capricorniano pertence à casa da carreira e gosta de chefiar os negócios. Tudo isso faz com que ele alcance seus objetivos com discrição.

Chefe: ele geralmente atinge os limites do autoritarismo por querer estar sempre no controle. É conservador e moralista com a equipe, não aceitando contradições e exigindo obediência.

Funcionário: como um clássico viciado em trabalho, dedica-se a ponto de o emprego virar sua casa. Na equipe, é aquele amigo de todos, porém reservado, que não fofoca nem chama atenção.

Aquário

Inventivo e original, o aquariano está sempre em descompasso com o resto do mundo, já que sua mente é bem mais avançada - o que costuma refletir na vida profissional dele.

Continua após a publicidade

Chefe: em geral, é pouco acessível e compreensível, sobretudo pela excentricidade, afinal, está à frente dos demais. Mas é legal e tem senso humanitário, o que o faz pensar em todos, na empresa e no planeta. O único problema está em sua imprevisibilidade e rebeldia. De modo geral, quer colaboradores conectados e abertos.

Funcionário: fica bastante ocupado colocando em dia as novidades da empresa. Isso porque quer falar com os colegas, ligar para todos e bater papo nos corredores. Além do lado antenado, esse aquariano é preocupado com os parceiros, com as causas da humanidade e não se importa de subir degrau por degrau.

Peixes

Com uma personalidade ingênua e escapista, o pisciano é compassivo com sua equipe e não suporta ver ninguém sofrendo.

Chefe: líder sonhador e altruísta, não consegue ficar muito tempo preso na empresa e acaba buscando refúgio em seu mundo interior. Algumas vezes, pode se irritar com os acontecimentos, mas logo já planeja o almoço e segue a rotina. Então, bons pratos, conversa e compreensão devem tornar a convivência harmônica.

Funcionário: ele está sempre ocupado sonhando em fugir da realidade ou se lamentando em ter perdido um grande amor em vez de pensar em ser promovido ou ganhar um aumento. Afinal, ele considera que os empregos são apenas uma maneira de pagar pelos sonhos que ama ter.

Continua após a publicidade

Fonte: Priscila Paula, astróloga

*Com matéria publicada em 14/05/2023

Deixe seu comentário

Só para assinantes