Mercúrio retrógrado traz nova chance para resoluções antes de 2024 acabar
A última retrogradação de Mercúrio em 2024 vem com aquele empurrãozinho final para colocar tudo em ordem e, quem sabe, rever alguns aspectos importantes da nossa rotina e dos nossos relacionamentos. Desta vez, o movimento começa no dia 25 de novembro e vai até 15 de dezembro.
Em Sagitário, Mercúrio traz à tona a vontade de reavaliar aquilo em que acreditamos e como aplicamos essas crenças no nosso cotidiano.
Se você já conhece a fama de Mercúrio retrógrado, sabe que ele tende a desacelerar nossa rotina, convidando a revisitar, repensar e, sim, até retomar algumas pendências. Às vezes, pode ser o momento ideal para enviar uma mensagem para alguém que ficou sem resposta, ou até para corrigir mal-entendidos que nos incomodam.
No entanto, essa mesma energia reflexiva pode nos fazer cair em algumas armadilhas emocionais, como pensar em alguém do passado que talvez já não devesse ocupar nosso presente. Você pode até sentir uma saudade repentina e se pegar quase escrevendo para um ex. Mas será que vale a pena trazer de volta algo que foi complicado?
Fica aqui o alerta: o passado nem sempre traz respostas para o que queremos construir daqui para frente.
Reflexões profundas
Mercúrio retrógrado tem o poder de nos deixar mais reflexivos e, em Sagitário, isso ganha uma camada extra de profundidade. A questão que aparece é: será que estamos realmente aplicando nossos ideais no dia a dia? A pergunta, agora, não é só sobre o que acreditamos, mas também sobre como essas crenças se manifestam em ações práticas.
Afinal, a empolgação e o otimismo podem nos fazer acreditar de forma intensa no que nos motiva, mas nos deixar cegos em relação aos detalhes ou a realidades desconfortáveis. Portanto, é hora de respirar, desacelerar e, principalmente, analisar se estamos trilhando o caminho que faz sentido para nós.
A pergunta deve ser sincera: aquilo que projetamos ainda representa o que acreditamos?
Esta retrogradação também vem com um sinal de alerta quanto ao gerenciamento do tempo e das expectativas. Sabe aquela ansiedade que surge quando nos deparamos com prazos apertados? Pois é, Mercúrio retrógrado amplifica isso. Durante o período, prazos distantes da realidade podem se tornar inimigos, nos pressionando sem necessidade e deixando uma sensação de improdutividade.
Segunda chance
Outro ponto interessante da retrogradação é que ela traz uma segunda chance. Para quem sabe aproveitar, essa desaceleração pode ser o momento perfeito para revisar contratos, acordos e negociações, especialmente envolvendo prazos, projetos longos ou algo que tenha grande importância.
Na rotina, essa pausa ajudará a colocar cada detalhe no lugar e o que parecia um problema pode se mostrar uma verdadeira oportunidade de melhorar. É tempo de repensar, de voltar e ajustar o que ainda pode ser aprimorado - como um projeto pessoal ou uma relação que ficou com pontas soltas, por exemplo.
Porém, também existem nuances delicadas. No dia 4 de dezembro, Mercúrio entra em contato com Júpiter, que está em Gêmeos. Podemos sentir impulso em resolver tudo ao mesmo tempo. No entanto, será necessário ter cuidado para não exagerar no otimismo ou assumir milhares de compromissos que são inviáveis.
Já no dia 6, outro desafio se apresenta, desta vez com Saturno, que entra em cena para nos lembrar dos limites da realidade. Saturno e Mercúrio juntos podem ser um pouco mais severos e há risco de ter um olhar excessivamente crítico, trazendo aquela sensação de que falta algo para tudo se encaixar.
Newsletter
HORÓSCOPO
Todo domingo, direto no seu email, as previsões da semana inteira para o seu signo.
Quero receberCaso sinta que precisa se reconectar com algum aspecto importante da sua vida, essa pode ser uma boa oportunidade para isso.
Puxe um pouco o freio, observe e reflita. A pausa de Mercúrio traz de volta a oportunidade de refletir sobre nossas escolhas e, com sorte, descobrir se há algo que precisa ser mudado para que nosso futuro tenha mais leveza e consistência.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.