10 alimentos indispensáveis para manter a sua beleza durante o verão
Colaboração para o UOL, em São Paulo
28/01/2016 07h00
Alguns alimentos estrategicamente escolhidos podem ser ótimos aliados de beleza nesta que é a estação mais quente do ano. Um cardápio nutritivo e saudável não só auxilia no bom funcionamento do organismo de modo geral, como acaba melhorando a aparência da pele, por exemplo.
"Precisamos de alimentos que favoreçam a hidratação e que também ajudem a proteger a pele, além daqueles que auxiliem a manter a saciedade para evitar ganhos extras de peso", diz a nutricionista Mariana Nacarato, da Equilibrium, empresa de consultoria em saúde e nutrição.
Além disso, não dá para esquecer dos antioxidantes, que, segundo a nutricionista Carolina Moura, da Clínica Pró-Nutri, trabalham na eliminação de toxinas e ajudam no combate à retenção de líquido. Quer saber em quais alimentos investir? O UOL te mostra na seleção abaixo.
-
Imagem: Thinkstock Imagem: Thinkstock Cenoura
Por ser rica em betacaroteno, estimula a formação de melanina, responsável por pigmentar (ou colorir) a pele. Melhor ainda: tem ação antioxidante e ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Além da cenoura, mamão, manga e abóbora também cumprem bem essas funções. E é melhor consumir a cenoura crua para melhor aproveitar seus nutrientes, segundo Nídia Pucci, nutricionista-chefe do Instituto Central do Hospital das Clinicas, de São Paulo.
-
Imagem: Wikipedia Imagem: Wikipedia Couve
Queridinha dos sucos detox, é uma ótima fonte de fibras, que, além de auxiliarem no funcionamento do intestino, produzem sensação de saciedade. A couve contém ainda magnésio, que ajuda a eliminar o excesso de líquido do organismo e a combater o inchaço.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Água de coco
Consumir essa delícia é uma das melhores maneiras de repor a perda de líquidos no verão. Rica em sais minerais, não só hidrata, mas também ajuda a repor o potássio, o sódio e o fósforo, entre outros. Além de ter a função de um isotônico natural, apresenta quantidade pequena de carboidratos, "o que faz com que a água seja absorvida de forma mais rápida", diz Mariana Nacarato. Um copo de 220 ml tem por volta de 44 calorias.
-
Imagem: Reprodução/H3Daily Imagem: Reprodução/H3Daily Melancia
Outra grande fonte de hidratação, já que mais de 90% do peso da fruta é composto por água. Mas seus benefícios vão além: também conta com vitamina A e licopeno, entre outros antioxidantes, que auxiliam a proteger a pele do envelhecimento precoce. "Com a incidência do sol, a radiação envelhece a pele", diz a nutricionista Mariana Nacarato.
-
Imagem: Thinkstock Imagem: Thinkstock Iogurte
Por ter alto teor de proteína, ajuda a produzir a sensação de saciedade. Ou seja, come-se menos. Também costuma conter probióticos, microorganismos vivos que trabalham a favor da saúde, auxiliando no bom desempenho intestinal.
-
Imagem: Thinkstock Imagem: Thinkstock Açaí
Além de ser altamente energético, contém propriedades antioxidantes que agem contra os radicais livres e ajudam a eliminar líquidos e toxinas. "Mas é importante consumir a polpa da fruta", diz a médica nutróloga Liliane Oppermann, e não a famosa mistura de açaí com xarope de guaraná e banana, o que o torna muito calórico.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Batata doce
Boa aliada para quem deseja ter músculos mais definidos para exibir nos dias de sol e mar. Contém carboidratos, vitaminas e sais minerais. Fornece energia e auxilia na reposição do glicogênio muscular --ou seja, ajuda a melhorar a massa magra. Entre vários outros benefícios, também possui fibras e tem menos calorias do que a batata inglesa.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Abacate
Há pessoas que o evitam por considerá-lo muito calórico. Porém, apesar de 100 gramas conter por volta de 170 calorias, a gordura que a fruta apresenta é a "do bem" (monoinsaturada), indispensável ao bom funcionamento do organismo. Rico em vitamina E, tem efeito hidratante e ajuda a regenerar a pele que sofreu os efeitos do sol.
-
Imagem: Thinkstock Imagem: Thinkstock Sardinha
Assim como o salmão e o atum, a sardinha é uma excelente fonte de Ômega 3, um ácido graxo que contém propriedades anti-inflamatórias e pode exercer efeito fotoprotetor, protegendo a pele dos raios solares, de acordo com a nutricionista Mariana Nacarato. Subestimada, a sardinha também apresenta cálcio, proteína e vitamina B12, entre outros componentes.
-
Imagem: Reprodução/YouTube Imagem: Reprodução/YouTube Maracujá
Quando as temperaturas estão muito altas, é comum existir certa dificuldade para dormir. Quando isso acontecer, tenha maracujás por perto: por conter propriedades calmantes, a fruta é uma boa alternativa na luta contra a insônia. De quebra, tem poucas calorias e conta com vitaminas (C, principalmente), fibras e sais minerais.