5 cuidados para ter unhas mais fortes e bonitas
Do UOL
23/06/2017 04h00
O inverno chegou e, com ele, as preocupações com ressecamento e enfraquecimento das unhas, que podem ficar ainda mais evidentes com os banhos quentes e demorados. Nesta época do ano, os cuidados rotineiros devem ter ainda mais atenção.
Excesso de água, acetona, esmalte e contato com produtos químicos já são conhecidos como os inimigos principais. Para lidar com eles, listamos algumas dicas para você manter as unhas das mãos e pés saudáveis.
Consultoria | Caroline Abdo e Tatiana Gabbi, médicas dermatologistas da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e Claudio Wulkan, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
-
Unhas bonitas são unhas hidratadas
Assim como cabelo e pele em geral, elas precisam de hidratação. No mercado existem produtos específicos para a cutícula e corpo das unhas, mas você pode usar o próprio hidratante corporal do dia a dia para fazer esse cuidado. Os dermatologistas indicam os que contém óleo de banana e aqueles que parecem uma cerinha, mais sólidos.
-
Esqueça de vez a relação esmalte/acetona
Todo mundo está cansado de saber que a acetona agride as unhas e, por isso, ajuda no enfraquecimento e descamação. Dê preferência para os removedores sem esse composto. E sobre aquela prática de tirar o esmalte "no dente" ou com a ajuda de outras unhas, esqueça! Os removedores estão aí para fazer esse papel.
-
Esmalte "por cima" de esmalte nem pensar
Sabe aquela mania de visitar a manicure ainda com o esmalte da última vez? Não pode. Os dermatologistas recomendam o tempo máximo de três dias para que nos outros da semana as unhas possam respirar (de fato!) e receber a hidratação necessária. Aquelas famosas manchinhas brancas são sinais de desidratação causada pela permanência do esmalte. Mas atenção: se mesmo com a mudança de hábito elas permanecerem, procure um médico para investigar a causa.
-
Não esqueça dos pés no inverno
Temperaturas mais baixas pedem sapatos fechados. Então para que pintar os pés? O ideal é dar um tempo e deixar as unhas descansarem. E nada de ficar o esmalte "fazendo aniversário" só porque ninguém está vendo.
-
Alimentação balanceada também tem peso aqui
Algumas deficiências nutricionais, como a de ferro, e alterações hormonais da tireoide podem ter impacto relevante na saúde das unhas. Por isso, se mesmo com todos os cuidados acima e uma alimentação balanceada elas continuarem frágeis, é necessário procurar um médico para saber o motivo.