Topo

5 itens que parecem inofensivos, mas podem encarecer sua festa de casamento

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

06/11/2016 07h02

Quase todo casal de noivos deseja uma festa de casamento do jeitinho que sempre sonhou. Porém, eles também não querem que o grande dia vire um tormento financeiro na vida dos dois. O UOL consultou especialistas em organização e selecionou itens que parecem indispensáveis e inofensivos em um primeiro momento, mas podem encarecer (e muito) o orçamento. Com nossas dicas, você escapa dessas armadilhas e consegue fazer uma festa inesquecível sem gastar mais que o planejado.

Fontes: Ana Paula Zanetti, economista, consultora de financeira de eventos e cerimonialista na Cerimonial Online; Daniela Minossi, assessora de casamentos da Blossow Assessoria e Produção de Eventos; e Priscila Novaes e Amanda Mazaro, assessoras de casamentos da Marry Me.
 

Dá para substituir

  • Getty Images

    Docinhos elaborados e além da conta

    A verdade é que, muitas vezes, essas pequenas (e caras) delícias acabam largadas sobre as mesas. Para não errar, pense nos tradicionais como brigadeiros, bem-casados e camafeus: eles são suficientes e apreciados por grande parte das pessoas. Com relação ao cálculo de consumo, se você comprar a quantidade adequada, poderá economizar até 25% do montante. Caso não ofereça sobremesa, estime de cinco a sete unidades por pessoa. Agora, quando as guloseimas são servidas após o bolo ou outro doce, o número cai para três por convidado.

  • Getty Images

    Aluguel de um carro pomposo

    Muitas noivas acham a locação de um veículo de luxuoso um item indispensável no dia do casamento, mas esse desejo pode custar até R$ 4 mil. "Considerando que o casal tenha uma previsão de gastos de R$ 80 mil, esse valor equivale a 5% do orçamento total", exemplifica a organizadora Priscila Novaes. Uma alternativa é usar um UberBlack ou um táxi de luxo. Você pode também pedir para algum amigo ou familiar que tenha um carro mais chique para dar de presente essa "carona" ou, mesmo, locar um modelo mais em conta.

  • Getty Images

    Flores importadas e fora da época

    Ao optar por plantas nobres como orquídeas, tulipas e copos-de-leite e/ou variedades fora da estação, o valor gasto com esse elemento decorativo tende a dobrar. A saída? Contrate o serviço de um bom florista, que saiba montar uma decoração bonita com as flores disponíveis no mês do seu casamento. Elas, além de saírem a um preço mais camarada, são mais resistentes ao clima.

  • Getty Images

    Bolo verdadeiro para a mesa

    A maioria dos casais não abre mão deste item na decoração. Nesse caso, os noivos têm duas opções: colocar sobre a mesa um doce verdadeiro ou escolher uma versão "de mentirinha". "Esta troca pode representar uma economia de até 60%", afirma a economista Ana Paula Zanetti. Para os convidados, o bolo a ser servido deve ser bem saboroso, mas não precisa ser bonito, já que será servido em fatias empratadas pelo serviço de bufê.

  • Getty Images

    Lembrancinhas caras para todos os convidados

    Mimos personalizados para todos os convidados elevam o custo final da festa. "Os bem-casados são tradicionais e funcionam muito bem, já outros tipos de presentinhos acabam por encarecer o casamento", opina a assessora Daniela Minossi. Deixe os chinelos e outros agrados somente para padrinhos e madrinhas. Planeje também para não comprar acima do necessário: "Um casamento chega a ter 30% de ausentes, por isso, sempre sobram lembrancinhas. Calcule 20% a menos em relação à quantidade total de convidados da sua lista", aconselha Ana Paula Zanetti.