Topo

5 posições para deixar o sexo anal mais fácil e prazeroso

Do UOL

09/04/2017 04h00

A prática do sexo anal pode ser muito prazerosa, mas é cercada de dúvidas e tabus. Conhecer bem o corpo e esperar os músculos locais relaxarem após a penetração, para só então continuar, são dicas essenciais. O UOL Estilo conversou com especialistas e preparou um guia com as melhores posições, que permitem sentir mais prazer, sem dor, especialmente nas primeiras tentativas.

Atenção: apesar de a posição de quatro apoios ser clássica, ela pode não ser a mais adequada para quem ainda não é expert, pois permite penetração profunda, que pode causar desconforto. Em todo caso, aposte no uso de lubrificantes à base de água, para maximizar as sensações, já que a região não é naturalmente lubrificada.

  • Caio Borges/Arte UOL

    De bruços com plug anal

    Antes de partir para a penetração propriamente dita, uma recomendação para quem quer iniciar na prática do sexo anal é usar um plug anal. Uma posição confortável para o uso do acessório é com o homem por cima do par, que estará deitado, de bruços, com o bumbum empinado. Então, deve-se aplicar lubrificante no ânus do parceiro e no plug, antes de inseri-lo suavemente. "No mercado erótico, há uma imensa oferta de tamanhos, formas e espessuras desse objeto. No início, o ideal são os mais curtos e finos, que podem ser trocados com o tempo, até que o parceiro esteja pronto para iniciar a penetração", explica a ginecologista Franciele Norma Minotto, especializada em terapia sexual pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo.

  • Caio Borges/Arte UOL

    "Conchinha"

    A posição de conchinha, em que a pessoa que será penetrada fica de lado e o parceiro encaixa-se atrás dela, é boa para iniciar a penetração anal, porque o pênis entrará de forma mais rasa. "O segredo é inserir o pênis, de forma lenta, em um ângulo de 45 graus, ou seja, apontando para o umbigo. Assim, o penetrado vai se sentir mais confortável", diz a ginecologista.

  • Caio Borges/Arte UOL

    Exposição controlada

    Nesta posição, a pessoa que penetra fica por cima da outra que, por sua vez, mantém as pernas um pouco elevadas e o joelho flexionado. Embora relaxe, quem é penetrado não fica com o ânus tão exposto. Nesse ângulo, também é fácil afastar o parceiro, caso não esteja gostando da relação. "Quando o pênis encostar no ânus, haverá contração. O ideal é permanecer encostado sem penetrar, para que o ânus relaxe, e só então continuar", diz a sexóloga Carla Cecarello, fundadora do projeto Ambsex (Ambulatório de Sexualidade).

  • Caio Borges/Arte UOL

    Estimulação variada

    Nesta posição, quem está sendo penetrado consegue controlar velocidade, ângulo e profundidade da penetração. Quem irá penetrar deverá se deitar de costas para que a outra pessoa, sentada de frente, vá descendo aos poucos sobre o pênis. "A posição permite masturbar o parceiro que está sendo penetrado pelo ânus, para facilitar o orgasmo", diz o urologista e sexólogo Celso Marzano, autor do livro "O Prazer Secreto" (editora Eden).

  • Caio Borges/Arte UOL

    "Conchinha" revisitada

    A posição é uma variação da conchinha. Ambos estão de lado, porém, um está de frente para o outro, com as pernas entrelaçadas. Aqui a penetração é rasa, o que é uma vantagem para os iniciantes na prática. A postura exige certo esforço físico, mas torna possível olhar no olho do parceiro e beijá-lo com facilidade.