Topo

8 estilos de sofás para diferentes tipos de salas; um tem a cara da sua

Colaboração para o UOL

19/11/2016 07h01

Escolher um sofá para a sala pode ser uma saga. Basta uma rápida busca pela internet para que o consumidor se depare com uma infinidade de modelos, cores e materiais. Diante dos vários tipos, paira a dúvida: qual peça se encaixa aqui em casa? Para tentar pôr um ponto final na sua indecisão, o UOL explica oito estilos de sofás. Conheça cada um deles e conte, nos comentários, de qual estilo você gosta mais.

Fontes: Josivan Benegate, arquiteto e professor do curso de Design de Interiores do Senac São Paulo e Maria José Canedo, designer e professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

  • Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL
    Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL

    Cabriolet

    Esse tipo de sofá é para você, que tem uma queda por peças clássicas."Pode ser usado em qualquer ambiente, mas por ser um móvel 'antigo' requer bom senso estético para que o espaço não fique pesado", diz a professora Maria José Canedo. Os braços arredondados do Cabriolet ficam a uma altura próxima do encosto, em uma linha contínua. Os pés curvados se originaram do estilo Luís 14 (1643-1715), quando tal apoio tinha o formato de patas de corça. Gosta de decoração mais moderna? Não fique desapontado, existem belas releituras inspiradas nesse sofá.

  • Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL
    Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL

    Chaise

    Podemos dizer que a chaise é uma mistura de cadeira e sofá, feita para acomodar uma pessoa. Seu formato é um convite ao relaxamento: imagine chegar em casa, cansado do trabalho, e poder esticar as pernas em um móvel desses? De acordo com o arquiteto Josivan Benegate, essa peça é muito utilizada em setores íntimos do lar como quartos e salas de leitura ou de TV.

  • Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL
    Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL

    Chesterfield

    Quem inventou o famoso sofá com revestimento em couro, fixado por botões? Há muitas histórias sobre o criador do Chesterfield, porém nenhuma foi comprovada. O que se sabe é que sua origem é britânica, provavelmente do final do século 18. O móvel com pouca profundidade e braços curvos se tornou um ícone do estilo inglês. Com o passar do tempo, a peça virou símbolo de requinte e ganhou versões com linguagens atuais. Combina com ambientes clássicos e sofisticados, mas pode ser inserido com sucesso em espaços compostos pelo mobiliário contemporâneo.

  • Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL
    Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL

    Sofá-cama

    O sofá-cama é, sem dúvida, uma peça versátil, afinal ele é "dois em um". "Esse tipo de móvel se popularizou há alguns anos, quando as residências se tornaram mais compactas e os novos espaços pediram peças multiuso", explica o arquiteto Josivan Benegate. A alternativa é perfeita para quem recebe visitas com frequência e precisa de uma cama extra. No entanto, os modelos mais robustos são opção também para solteiros que vivem em quitinetes. Podem ser colocados em salas, escritórios e quartos.

  • Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL
    Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL

    Settee

    Nunca ouviu falar do sofá Settee? Talvez o nome não te diga muita coisa, pois aqui no Brasil, ele é conhecido por namoradeira. Lembrou? É aquele sofá pequeno, com assento apenas para duas pessoas. Conforme afirma o arquiteto Josivan Benegate, o móvel - também denominado de "love seat"- foi criado para que as mulheres do final do século 17, em seus vestidos volumosos, sentassem com conforto: "Com o tempo, virou o lugar oficial para os jovens casais namorarem na sala de estar ou na varanda". Originalmente, a peça podia ter detalhes em ouro, prata ou bronze. Chique, não?

  • Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL
    Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL

    Seccional

    Este aqui é o típico "sofá dos sonhos", bem grandão, que tanta gente deseja. Em um móvel assim, dá para esticar as pernas, deitar e acomodar toda família ou uma turma de amigos na sala de estar. Chamado também de sofá modulado, o estilo é puro conforto. A professora Maria José Canedo conta que seu design em módulos permite diferentes configurações, inclusive em ângulos. Você pode usá-lo em home theaters e salas maiores, como também adaptá-lo a ambientes compactos.

  • Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL
    Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL

    Bridgewater ou sofá inglês

    O Bridgewater é mais um sofá em estilo inglês. O nome também é estranho aos ouvidos brasileiros, mas nós sabemos: você o conhece! Sua principal característica são os braços arredondados. No encosto, as almofadas não são removíveis, o que dá mais firmeza à estrutura. Em modelos convencionais, os pés ficam escondidos por uma saia e, nas versões mais atuais, são aparentes. É bastante confortável, por isso, cai bem em salas de TV ou em ambientes de estar. Será que ele não está aí, na sua casa?

  • Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL
    Imagem: Didi Cunha/ Arte UOL

    Lawson

    É bem fácil encontrar um sofá no estilo Lawson. As versões atuais, com diferentes acabamentos e dimensões, contam com linhas retas, mas mantêm o encosto original, composto por almofadas removíveis. "Esse almofadado é mais alto do que os braços, o que contribui para o conforto", diz a professora Maria José Canedo. Não gosta de sofá com braços retos? Você pode optar por uma peça tradicional, que tem apoios arredondados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

8 estilos de sofás para diferentes tipos de salas; um tem a cara da sua - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa