9 ideias para fazer do seu casamento o mais divertido de todos
Pensar o casamento envolve algumas tradições, mas isso não significa que a celebração tenha que ser clichê ou sem graça. Dá para adaptar o estilo do casal a recursos super divertidos como coreografias ensaiadas, surpresas incomuns e até video games. O UOL listou algumas ideias para você usar na sua festa.
-
Coração sertanejo
Já pensou em ter a marcha nupcial executada em um acordeão? Ou, então, substituir a tradicional valsa pela montaria em um touro mecânico? É desse jeito que alguns pares estão trocando as alianças e há lugar, até, para acessórios de vaqueiro como chapéu e laço. "Esse tipo de brincadeira viralizou depois de 2013, quando o músico americano John Mayer lançou o clipe 'Who You Love', que traz cenas de casais apaixonados praticando montaria", explica a gestora de casamentos Emília Torneri. Os organizadores dizem que o modelo "country" pode dar certo, mas deve ser adequado ao estilo dos noivos.
-
Ritmo de Carnaval
Casais apaixonados pela folia de Momo têm investido em festas temáticas, com muito axé, samba e a presença de baterias e passistas. Se os pombinhos não forem ciumentos e quiserem celebrar a união em fevereiro, podem até aproveitar a passagem dos blocos de rua. Em 2013, Helen e Alexandre Stocco apostaram na ideia e fizeram uma cerimônia-micareta em Salvador. Em cima do um trio elétrico do Chiclete com Banana, exibiram uma retrospectiva temática de suas vidas e cortaram o bolo. Além disso, distribuíram um par de chinelos e abadás para cada um de seus convidados.
-
Performances
Foi-se o tempo do "dois pra lá, dois pra cá": é a vez das performances divertidas que vão da tradicional "Macarena" às coreografias "à la" Beyoncé. A coordenadora técnica Laísa Scandura, do estúdio de dança Anacã, em São Paulo, comenta que nos últimos cinco anos a procura por cursos de "wedding dance" disparou. "Os noivos querem fugir dos clichês e quebrar protocolos", avalia. As motivações são: fazer bonito na festa, surpreender os convidados e celebrar ao som de ritmos que fizeram a história do casal.
-
Que comecem os jogos
Febre nos anos 80 e 90, o fliperama reunia a turminha e agora pode ser usado para entreter os convidados que não gostam muito de danças e acabam deixando a festa logo no começo. "Quem geralmente nos procura, solicitando o serviço, são as noivas ou os organizadores, mas quem aproveita no dia do casamento são o noivo e os padrinhos", conta Jefferson Pôssas, da empresa Aluga Games. Além de divertir o público geral, a opção serve para distrair as crianças que, muitas vezes, ficam entediadas durante as celebrações adultas. A locação de cada máquina custa a partir de R$ 150.
-
Com a caneta na mão
Criadas em poucos minutos, caricaturas digitais fisgam a atenção de adultos e crianças e acabam servindo como divertidas lembranças do casamento. "Já trabalhei em festas onde os convidados deixavam de assistir a apresentação do DJ para pedir desenhos e pregar peças nos outros", lembra a caricaturista Paula Zambotti. Os retratos podem ser visualizados em tempo real e ficam disponíveis para download, sem custos, no site da empresa contratada. Se os modelos quiserem estampar as obras em canecas ou almofadas, devem pagar o custo adicional de cada peça. Para os anfitriões, o valor médio da contratação de cada desenhista é de R$ 400 (a hora).
-
Avós de honra
Convide suas avós para serem as damas de honra do seu enlace. Elas podem não levar o convite a sério de início, mas mudarão de ideia ao compreender que essa é uma forma de homenageá-las e de integrá-las a esse momento tão importante. "Em uma cerimônia, tempos atrás, as avós da noiva entraram primeiro, jogando pétalas de rosa, e em seguida o único avô do noivo veio carregando as alianças. Foi emocionante", comenta a assessora de casamentos Agda Paula. Mas, ao investir na ideia, lembre-se de que muitos avós não podem ou querem permanecer em pé no altar, então é importante reservar os primeiros bancos da igreja para que eles possam acompanhar a cerimônia de perto.
-
Nossa vida no teatro
A encenação da história do par durante a festa de casamento pode ser uma proposta divertida. Em um espetáculo de 15 minutos, o grupo de teatro Cia. Brasileira de Lendas faz uma retrospectiva da vida do casal ao estilo comédia romântica. Os atores procuram reproduzir características próprias dos noivos, como gestos, roupas e até traços da personalidade. "A ideia é representar de uma forma cômica, para que os convidados caiam na risada", diz a atriz e produtora Monique Martins.
-
Entrada triunfal
Opte por músicas diferentes das tradicionais para a entrada na igreja. Que tal o noivo chegar ao som da 'Marcha Imperial' da saga Star Wars? E se a noiva escolher um tema de cinema para subir ao altar? "Uma das canções mais diferentonas que tocamos foi a trilha de um faroeste para o noivo", lembra Jacqueline Silva, administradora da agência musical Melody. Para não causar destemperos, Jacqueline alerta que hinos de times devem ser evitados durante a cerimônia, mas podem ser tocados na festa, após o jantar.
-
"Tinderelos"
Que tal se inspirar em aplicativos de encontros como o Tinder e o Happn para bolar uma lista de fotos e informações pessoais sobre os convidados disponíveis? "A gente coloca o nome, a idade, a profissão e alguns interesses da pessoa para estimular um flerte", explica Janaina Rodriguez, representante de marketing da Papel & Estilo, que oferece o serviço. É uma brincadeira para criar interação entre os amigos do noivo e da noiva, já que nem todos se conhecem. Se suas amigas aprovarão? Isso, elas só saberão na hora. Mesmo com chances de o "menu" ser recebido como uma surpresa desagradável, a proposta é esconder o jogo até o dia da festa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.