Cuide bem do bicho idoso fazendo adaptações na sua casa e na rotina
Dicas para o bem-estar dos animais idosos
-
Mantenha a rotina
Alterações bruscas na rotina podem causar ansiedade nos animais, por isso, mantenha os hábitos diários, porém, respeite as mudanças de comportamento normais nessa fase avançada da vida. E lembre-se: em qualquer circunstância (e idade!), o bicho precisa sentir a presença física dos donos. Ouvir o chamado de seu nome e ganhar afagos são essenciais para seu bem-estar.
-
Evite acidentes
As limitações físicas não impedem que o bicho desvie dos obstáculos e se ambiente bem na casa. No entanto, no caso de perda de visão, o melhor é ampliar o espaço de circulação, manter o padrão de posicionamento dos móveis e nunca deixar objetos espalhados. Para evitar quedas, coloque portões ou grades de proteção nas escadas e redes nas janelas. Tome cuidado com piscinas, impedindo o acesso.
-
Alimentação balanceada
Em geral, cães e gatos têm necessidades calóricas menores à medida que envelhecem por causa da desaceleração do metabolismo e da diminuição do gasto energético. Procure o veterinário para que ele indique a quantidade ideal de alimento. Não force a alimentação desmedida e evite agradá-lo com muitos petiscos. O sobrepeso é um fator de risco para doenças cardíacas e problemas de coluna.
-
Ajude-os na locomoção
Animais idosos começam a ter dificuldades de locomoção, em especial nos dias frios quando as dores articulares aumentam. Para ajudá-los, use tapetes sobre pisos escorregadios. Improvise degraus para auxiliá-los a subir e descer dos móveis (sofás, camas etc.) de costume. Se o problema for na coluna cervical, coloque potes de comida e água em posições mais altas, evitando a inclinação do pescoço.
-
Atividades leves e regulares
Quando estão velhinhos, é comum que cães e gatos fiquem menos ativos. Mas não deixe de estimular as brincadeiras a que os animais estão acostumados, apenas respeite seus limites e os momentos de descanso. Nos passeios, os pets idosos podem ficar mais lentos, por isso, são recomendados exercícios mais leves como caminhadas diárias e outras atividades com menor impacto.
-
Check-up anual
A avaliação clínica anual permite a tomada de medidas preventivas e também a detecção precoce de doenças. O check-up inclui avaliações nas mamas das fêmeas, dos testículo e próstata nos machos não castrados, ultrassonografia abdominal, aferição da pressão arterial, eletrocardiograma, ecocardiograma, além de exames de sangue, urina e fezes. E atenção: mantenha a vacinação sempre em dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.