Descubra a altura ideal do pendente em diversos usos e cômodos da casa
Colaboração para o UOL, de Ribeirão Preto
07/07/2016 07h01
Qual a distância correta entre o pendente e a mesa de jantar? E sobre a bancada da cozinha, qual a altura adequada para a luminária? Para que você não tenha esse tipo de dúvida ao instalar a peça em sua casa, o UOL consultou ligthing designers e arquitetos para saber a metragem necessária para evitar cabeçadas e melhorar o uso em diferentes ambientes.
Mas antes de anotar as medidas e pegar sua trena, considere as dicas gerais listadas abaixo:
- Escolha modelos com flexibilidade de posicionamento, a exemplo das que contêm regulador para o fio. Assim, você poderá ajustar o pendente ao local com facilidade.
- A distância entre o topo da cúpula do pendente e o teto deve ser de, no mínimo, 20 cm.
- Em uma sala de jantar, o diâmetro ideal da luminária é de, aproximadamente, um terço da largura da mesa. Quer um modelo menor? Use mais unidades.
- Sobre a mesa lateral ou o criado-mudo, a circunferência do pendente não deve ultrapassar o tamanho do tampo do móvel.
Fontes: Carina Tavares, ligthing designer; Cristiane Veltri, ligthing designer da Labluz, José Cláudio Falchi, arquiteto e Liliana Zenaro, arquiteta.
Sem cabeçada
-
Imagem: Marcos Inoue/ Arte UOL Imagem: Marcos Inoue/ Arte UOL Na sala de jantar, sobre a mesa
Duas metragens balizam a altura da cúpula: a distância ideal entre o corpo do pendente e o tampo da mesa de jantar varia de 70 cm a 90 cm. Assim a peça não bloqueia a visão de quem está sentado e não gera ofuscamento. Também vale considerar a medida entre a base da luminária e o piso: entre 140 cm e 150 cm.
-
Imagem: Marcos Inoue/ Arte UOL Imagem: Marcos Inoue/ Arte UOL Na sala de estar
Pendentes são ótimos para oferecer luz focada, mas também podem substituir os abajures, mantendo a mesa de apoio livre. Entre a cúpula e o tampo da mesa de centro, deixe de 150 cm a 170 cm, para que a luminária não crie um bloqueio visual para que estiver sentado no sofá. Se a peça for instalada sobre mesinhas laterais, a distância diminui: entre 30 cm e 50 cm é o suficiente.
-
Imagem: Marcos Inoue/ Arte UOL Imagem: Marcos Inoue/ Arte UOL Na cozinha
Na cozinha, os pendentes são curingas: para iluminar a mesa de refeições, considere a distância usada para a sala de jantar (acima). Mas tais luminárias também vão superbem sobre as bancadas, quer de trabalho (200 cm), que é utilizada por cozinheiros em pé, quer de refeições, (entre 70 cm e 100 cm) oferecendo focos pontuais e direcionados.
-
Imagem: Marcos Inoue/ Arte UOL Imagem: Marcos Inoue/ Arte UOL No quarto, acima do criado-mudo
Os pendentes, assim como nas salas de estar, podem ser usados como substitutos charmosos dos abajures nos quartos, sobre os criados-mudos, e devem ser posicionados entre 30 cm e 50 cm acima do tampo. A vantagem? Liberar espaço de apoio para objetos como livros, celulares e cremes.
-
Imagem: Marcos Inoue/ Arte UOL Imagem: Marcos Inoue/ Arte UOL Em uma área sem móveis
Para corredores e ambientes onde o pendente será colocado sobre uma área livre, a distância ideal entre a peça e o piso é de 200 cm a 210 cm.