Topo

Glossário LGBT: entenda todas as cores do arco-íris

Para ser fácil entender as cores da bandeira, basta respeitar o próximo - Getty Images
Para ser fácil entender as cores da bandeira, basta respeitar o próximo Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/08/2015 08h00

A confusão entre os conceitos de sexualidade e identidade de gênero pode produzir equívocos no tratamento dado a determinadas pessoas. Para ajudar a esclarecer e a desmistificar certos grupos, o UOL Comportamento reuniu alguns termos em uma espécie de glossário.
 
Antes, no entanto, é preciso ter claro que:

- Gênero: refere-se ao que foi socialmente construído a respeito de ser masculino ou feminino. É independente do sexo biológico e suas definições são mutáveis. Os conceitos de gênero podem sofrer alterações com o passar do tempo.

- Sexualidade: refere-se ao desejo, à afetividade e à vontade de se relacionar intimamente com outras pessoas. Geralmente, é descoberta entre a infância e o início da adolescência, mas pode ser bloqueada, negada ou ignorada por conta de discriminação.

* Consultoria: Eduardo Peret, jornalista, escritor e doutorando em sociologia no IFCS-UFRJ (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro); Alexandre Saadeh, especialista em sexualidade humana e psiquiatra do Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Hospital das Clínicas, em São Paulo; Julio Moreira, diretor sociocultural do Grupo Arco-Íris de conscientização homossexual, do Rio de Janeiro; Leonardo Pessanha, coordenador no núcleo de pesquisa do Ibrat (Instituto Brasileiro de Transmasculinidade); Jorge Leite Junior, professor de sociologia da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos).

Categorias de sexualidade

  • Homossexual

    Pessoas que sentem atração sexual e/ou física pelo mesmo sexo. O termo se refere à orientação sexual e não "opção sexual".

  • Bissexual

    Pessoas que sentem atração sexual e/ou física por homens e mulheres. Essa orientação sexual não significa que o indivíduo tenha de expressar o desejo por ambos os gêneros simultaneamente.

  • Gay

    Homem que sente atração sexual e/ou física por outros homens. O termo se refere à orientação sexual.

  • Lésbica

    Mulher que sente atração sexual e/ou física por outras mulheres. O termo se refere à orientação sexual.

  • T-Lover

    Pessoas que sentem desejo sexual especificamente por travestis, mas não são homossexuais. Os especialistas os classificam como uma subcategoria da heterossexualidade.

Categorias de gênero

  • Cisgênero

    Pessoa cuja identidade de gênero se identifica com o sexo biológico.

  • Transexual

    É o oposto ao cisgênero, ou seja, o indivíduo não se identifica com o gênero ao qual foi designado ao nascer. Isso inclui --ou não-- aceitar a própria genitália. É usado mais medicamente para explicar a categoria. A pessoa transexual não precisa ter feito a cirurgia de readequação de gênero. Pessoas transexuais preferem que se refiram a elas como "trans".

  • Transgênero

    Assim como transexual, o termo se refere às pessoas que não se identificam com o gênero atribuído a elas no nascimento. De acordo com os especialistas, é a palavra universal de identificação para pessoas "trans" e também não está necessariamente ligada à cirurgia de readequação de gênero. Pessoas transgêneras preferem que se refiram a elas como "trans".

  • Travesti

    A palavra se refere às pessoas que possuem uma identidade de gênero diferente da do sexo determinado ao nascer. Em sua maioria, são homens e procuram modificar o corpo para expressar a identidade de gênero feminina. Entretanto, preferem manter a genitália masculina intacta.

  • Crossdresser

    O termo originou-se do fetiche que alguns homens têm de se vestir como mulher para satisfazer uma fantasia sexual. Os crossdressers usam ocasionalmente roupas do gênero oposto, mas não fazem modificações físicas permanentes.

  • Drag queen

    Aplica-se ao homem que se monta como uma mulher para fins artísticos --às vezes, para imitar uma personagem famosa. O termo não está associado à orientação sexual.

  • Drag king

    Aplica-se à mulher que usa roupas associadas ao gênero masculino para fins artísticos, mas é menos comum que a drag queen. O termo não está associado à orientação sexual.

  • Intersexual

    O termo é utilizado para definir o indivíduo que tem características sexuais femininas e masculinas --genitália e aparelho reprodutor. A palavra substituiu o antigo termo hermafrodita.

  • Andrógino

    Refere-se à expressão simultânea de gêneros. É comum que a pessoa andrógina se vista com roupas consideradas unissex e use cortes de cabelo e acessórios que dificultem a identificação de um gênero específico. Essa categoria não está associada à orientação sexual.