Homem também pode! Make masculina esconde imperfeições e melhora o visual
Colaboração para o UOL, em São Paulo
13/04/2016 07h00
Maquiagem também é aliada dos homens, mas as correções feitas dependem muito das necessidades de cada caso. "Corrigir falhas nas sobrancelhas, olheiras, espinhas, marcar o maxilar ou deixar o rosto mais anguloso são algumas das técnicas muito usadas", diz o maquiador Fabiano Okabayashi, idealizador do primeiro curso de beleza para homens no Brasil, segundo a escola de maquiagem Madre Conhecimento Criativo, de São Paulo (SP). Veja dicas de como esconder imperfeições e melhorar o visual sem pesar a mão.
-
Imagem: Facebook/Divulgação Imagem: Facebook/Divulgação Invista nos produtos "três em um"
É indispensável o uso de filtro solar e de um produto "três em um", que una o primer para preparar a pele e fechar os poros, a base para uniformizar e esconder imperfeições, e o efeito pó para minimizar o excesso de brilho. Se preferir ter um de cada, anote: "um bom tônico, primer, corretivo no tom da pele e um pó de textura fina: precisa ser tudo muito leve, para que a maquiagem fique com aspecto natural", explica Ivo Vilela, maquiador da marca Hot Makeup no Brasil.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Cuidados com a pele
Segundo Okabayashi, a maioria dos homens apresentam pele oleosa e poros mais dilatados do que as mulheres. É por isso que, para Ricardo dos Anjos, maquiador e proprietário do salão House of Beauty, de São Paulo (SP), é muito melhor quando o homem cuida da pele, hidrata e protege do sol, passa hidratante labial e um creme nos olhos. "Se precisar controlar o brilho pode usar primer ou o próprio hidratante, que em alguns casos ajuda também", explica o especialista.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Corretivo leve
Os corretivos são grandes aliados na hora de esconder imperfeições como espinhas, cravos, manchas, cicatrizes e principalmente as olheiras. "Além de encontrar em várias tonalidades ainda existem opções para todos os bolsos, e é muito fácil de aplicar", ensina Okabayashi. Se pedir um corretivo de alta cobertura, Vilela deixa a dica para não pesar o visual como no caso do ator Jared Leto (foto): "Aconselho diluir com água termal para obter uma textura mais leve".
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Rímel
O rímel incolor é discreto e pode realçar os cílios como o comediante Russell Brand (foto). "Para abrir o olhar sugiro que aplique poucas camadas para não ficar com efeito de cílios molhados", diz o maquiador Zuh Ribeiro, do Rio de Janeiro (RJ). E se quiser um efeito de barba mais cheia, o rímel de tom próximo dos pelos até pode ser a solução: "Passe no sentido da barba para ajudar a preencher pequenas falhas, fica bem natural", garante Ribeiro.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Make barbudo
Se tiver muitos pelos no rosto é questão de honra lembrar deles. "Caso aconteça de ir um pouco de produto na barba não encane e tire o excesso com cotonete seco", explica o maquiador e youtuber Helder Marucci. Para Okabayashi também dá para resolver a sujeirada com lenço demaquilante ou improvisar com um papel toalha para retirar excessos. A dica ajuda a conquistar um visual parecido com o do ator Gerard Butler.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Sobrancelhas delineadas
Dá para resolver falhas ou modernizar o visual com itens fáceis de encontrar. "O lápis 2B, desses encontrados na papelaria do bairro, servem para dar um truque de última hora e definir as sobrancelhas dos morenos", indica Ribeiro. Para pelos mais claros ou sobrancelha rala a dica é potencializar o visual com rímel incolor: "Vai ajudar a manter os fios no lugar e também dá um pouco mais de volume", conta Marucci. Adam Levine, vocalista do Maroon 5, lança mão do truque.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Vale lápis, blush e sombra?
Homens ficam bem de blush e sombra desde que não haja cintilância alguma nos produtos. "Tons marrons podem ajudar a criar sombras e dimensões no rosto", diz Rafaella Crepaldi, maquiadora da marca Nars no Brasil. Já Douglas Guerra, make up artist de São Paulo (SP), lembra que o ator Johnny Depp sempre (foto) aparece com lápis nos olhos. "É uma proposta ousada e alguns brasileiros usam mais leve, com marrom", conta.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Batom é só para mulher?
É questão de gosto pessoal. O maquiador Douglas Guerra, de São Paulo (SP), não acha que atualmente haja especificidades de produtos de maquiagem para gêneros. "Homem pode usar batom, máscara ou blush sem chamar atenção para a artificialidade do look. Difícil vai ser ele acertar as técnicas de primeira", finaliza. Na foto ao lado, Robert Smith, do The Cure, que o diga: o cantor é um fã do cosmético há décadas.