Roupa social no verão: dicas para homens e mulheres se manterem frescos
Só quem precisa trabalhar com roupas formais sabe como é difícil se vestir nos dias quentes. Enquanto os homens são obrigados a usar terno e gravata, as mulheres precisam tomar cuidado extra para não optar por roupas muito abertas e acabar mostrando demais. A consultora de imagem Lilian Riskalla e o CEO da Voulez Inteligência em Moda, Renato Costa, dão dicas de como se vestir com elegância e minimizar o desconforto no verão.
Dicas para usar roupas formais no verão
-
Tecidos
"Tecidos leves e naturais, como algodão e linho, 'respiram' melhor na pele e são mais eficientes no calor", recomenda Costa. Para quem mora no Sul e Sudeste do país, Lilian indica investir em ternos e tailleurs em lã fria. Já para as pessoas que são das outras regiões, que sofrem ainda mais com o calor, a consultora recomenda as peças de linho. "Tudo que é sintético, com muito poliéster, esquenta muito. As mulheres devem optar pela seda pura, ao invés da seda sintética. Os homens podem sempre escolher camisas 100% algodão". Para não se confundir na hora de comprar, vale sempre checar a etiqueta de composição, que fica no interior da peça.
-
Cores
As cores escuras, como preto, azul marinho e cinza chumbo, tendem a absorver mais luz. Por isso, as cores claras, como cinza claro, rosé, bege e branco garantem mais frescor.
-
Modelos
Saias leves, tecidos fluídos, modelagens mais soltas e peças sem forro são as recomendações de Costa para os dias quentes. "Para a mulher se manter fresca sem mostrar demais no trabalho, é válido usar regatas com decotes até a linha da axila e saias até dois dedos acima do joelho. É preciso evitar alcinhas e saias muito curtas", comenta Lilian.
-
Como evitar marcas de suor
Usar uma camiseta branca de algodão por baixo da camisa é uma boa opção para ajudar a controlar o excesso de suor. A peça serve para absorver o líquido do corpo, principalmente debaixo do braço, e não deixar que marque a camisa.
-
Dica de higiene
"Uma dica é usar álcool canforado após o banho", indica Costa. "Seque bem as axilas, passe o álcool canforado, deixe secar e depois passe o desodorante. Pessoas que transpiram em excesso e ficam com as mãos molhadas também podem usar a substância. Passar o álcool canforado no pé ajuda a evitar o chulé".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.