Sem sufoco: mulheres plus size dão dicas para enfrentar o calor com estilo
Todas as mulheres sofrem pressão para se encaixar nos padrões de beleza, mas as gordinhas sofrem ainda mais por sempre serem incentivadas a esconder o corpo. As "dicas de moda" ditam que as mulheres maiores não podem mostrar os braços, que o comprimento das saias deve ser na altura dos joelhos e que o biquíni é proibido.
"A maioria das regras de moda apenas aprisiona, segrega e afeta a autoestima", comenta Paula Bastos, 32, que trabalha com mídias sociais na área de moda. Além disso, nem sempre as regras funcionam para as mulheres plus size, já que a variação de corpos é muito grande. "Tem mulher com braço gordinho e sem barriga, tem a toda gordinha, tem aquela que a parte debaixo do corpo é maior", completa Dani Bonani, 34, stylist.
Atualmente, as blogueiras plus size têm ajudado a quebrar os antigos conceitos e incentivam as mulheres a se vestir com maior liberdade e ousadia. Mas, mesmo assim, os looks de verão ainda podem ser uma grande insegurança para algumas mulheres. Por isso, o UOL conversou com cinco gordinhas do mundo da moda para conseguir as melhores dicas para estar bonita no verão com muito conforto e personalidade.
Dicas de quem tem conhecimento de causa
-
Short branco
"O short branco combina com tudo e deixa o look mais chique e descontraído, contanto que não esteja apertado!", comenta Sylvia Barreto, 31, jornalista e modelo plus size. Minissaia, saia bandage usada com blusa soltinha, bata, camisa em tecido leve e vestido longo são outras peças-chave indicadas pela modelo. "É legal sempre procurar roupas em tecidos leves. Eu evito o jeans no verão, por exemplo. Gosto muito de usar branco e peças coloridas, o preto me deixa com mais calor, então reservo para a noite".
-
Pantacourt
Para a stylist Dani Bonani "nada é pior do que estar com uma roupa desconfortável em pleno verão". Por isso é preciso investir em peças estilosas e confortáveis para os dias mais quentes. "A pantacourt é uma super tendência, deixa o look moderno, chique e, como é feita em tecido levinho, deixa o corpo mais arejado". Segundo Dani, "peças que vão com tudo" também devem estar no guarda-roupa, como a minissaia preta e o quimono estampado.
-
Vestido e saia
"Eu uso e abuso dos vestidos e saias, que são frescos, bem femininos e valorizam bem a silhueta", diz Paula Bastos. Para evitar o atrito entre as coxas, Paula indica usar shortinhos por baixo. Mas é preciso prestar atenção ao comprimento da peça, para que ela não enrole e acabe machucando. "Os vestidos em tecidos leves, como malha, viscose, crepe e chiffon são ótimos para enfrentar os dias mais quentes", completa.
-
Short saia
Apesar de ser fã de vestidos, a modelo plus size Marcia Saad, 42, está apaixonada por outra peça: o short saia. "Com certeza vou desfilar muito o short saia no verão. O caimento é ótimo e a peça é jovem e versátil. O short saia dá a possibilidade de compor looks despojados, com camiseta, rasteirinha e tênis, ou looks mais arrumados, combinando com camisa, blazer e salto alto", conta. Para as gordinhas, o short acoplado à saia pode ser um aliado para evitar assaduras entre as coxas.
-
Regata com bermuda
"Eu sou gordinha e não ligo muito pra opinião dos outros. Uso shorts, bermudas, regatas. Só não uso vestidos e saias porque não fazem muito meu estilo", comenta Gabriela Schio, 26, modelo plus size. Para ela, o mais importante é que a mulher conheça o próprio corpo e saiba quais peças e modelagens mais valorizam. "Ao ler dicas de moda, é preciso saber se elas funcionam para você ou não", finaliza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.