Topo

Varal não é tudo igual: entenda as diferenças e escolha o melhor para você

Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/06/2016 09h31

Estender as roupas pode ser um tormento se não temos o varal certo para o espaço disponível e a demanda de uso. Ao escolher um exemplar, analise a metragem e qual tipo vai evitar que a circulação e o arejamento do ambiente sejam comprometidos.

Basicamente, os varais se dividem em de chão, parede ou teto. Com relação ao material, existem produtos de ferro, alumínio e aço inox, sendo o último o mais recomendável por ser mais durável e resistente.

No entanto, para qualquer opção, se informe sobre a garantia e qual a carga suportada pelo varal, seja ela total (de uma esquadria única) ou a cada vareta ou fio. O cuidado garante maior vida útil ao utensílio e evita a troca ou reparo frequente. Também é recomendável que a pintura seja eletrostática, para proteger o material da corrosão.  Se o varal for elétrico, não se esqueça de checar a voltagem do aparelho e se há pontos de energia disponíveis no local de instalação.

Varetas

Com relação às varetas, é importante que elas não sejam muito finas a fim de oferecerem mais resistência e firmeza para sustentar as roupas. Se as hastes forem muito espessas, atente-se: a maneira correta de colocar o prendedor é abaixo da linha da vara, unindo as duas partes da peça. O espaçamento entre as varetas deve ter uma distância que facilite a secagem de malhas e edredons, quando necessário.

Quando for possível escolher a melhor posição para o varal, opte por aquela em que o vento passe pelo comprimento da vareta. Instale o item fora da passagem e observe os pontos de apoio para possibilitar a movimentação do varal, quando necessário.

No teto

  • Imagem: Maxeb/ Divulgação
    Imagem: Maxeb/ Divulgação

    Varal de corpo único

    Os varais de tetos tradicionais podem ser de ferro, aço ou alumínio, em diversos tamanhos e com formas de fixação distintas. O modelo de aço é o mais resistente e, se as varetas forem mais grossas, a durabilidade é maior. Para não errar na compra, meça o espaço disponível e certifique-se de que há apoio para as roldanas de acionamento, na parede.

  • Imagem: Só Varais/ Divulgação
    Imagem: Só Varais/ Divulgação

    Varal à manivela

    Os varais de teto também podem ser abaixados e levantados por manivelas, que reduzem o esforço manual na movimentação em até 60%. Com a possibilidade de acionamento eletrônico, tais modelos são bivolt, mas dependem de instalação elétrica disponível no local.

  • Imagem: Maxeb/ Divulgação
    Imagem: Maxeb/ Divulgação

    Varal com movimentação individual de varetas

    Os varais de teto com varetas que podem ser movimentadas uma a uma são práticos e facilitam a descida ou a subida por distribuírem a carga pontualmente. Em geral, tais exemplares detém entre 5 e 12 varetas e, comumente, são fixados no teto (gesso ou alvenaria), mas há modelos com ancoragem na parede. Além dos tipos com acionamento manual (foto), há os que usam manejo elétrico.

  • Imagem: Pluma Varais/ Divulgação
    Imagem: Pluma Varais/ Divulgação

    Varal com dupla função

    A placa de tela que fica logo acima das varetas serve para estender peças de tecidos delicados e leves ou que demandem secagem na horizontal, como malhas e tricôs. As varas estão em duas orientações diferentes e têm tamanhos distintos. Este tipo é bom para áreas de serviço e pode ser feito sob medida.

Na parede

  • Imagem: Maxeb/ Divulgação
    Imagem: Maxeb/ Divulgação

    Varal retrátil

    Os modelos retráteis, instalados em paredes, são estruturados em "caixinhas" de plástico com roldanas embutidas. Seu mecanismo se adapta a diferentes distâncias, o que permite deixar o varal no tamanho desejado. As cordas são travadas, garantindo a tensão necessária para apoio das roupas e, quando não está em uso, o utensílio pode ficar totalmente encaixado para economizar espaço.

  • Imagem: Tec Varais/ Divulgação
    Imagem: Tec Varais/ Divulgação

    Varal removível

    Este modelo de varal de parede (ou muro) é fixado por parafusos e conta com dois suportes para as cordas em polietileno. A distância mínima recomendada é de 4 m, mas os fios chegam a 6 m de comprimento. O comando pode ser instalado em ambos os lados e as cordas são removíveis.

  • Imagem: Varais Online/ Divulgação
    Imagem: Varais Online/ Divulgação

    Varal sanfonado

    Geralmente feitos de alumínio, esses varais são ideais para ambientes pequenos ou para o uso auxiliar, por exemplo, em dias de chuva. Sua instalação é simples e o objeto ocupa pouco espaço, pois pode ser retraído quando não está em uso.

  • Imagem: Maxeb/ Divulgação
    Imagem: Maxeb/ Divulgação

    Varal dobrável

    Ideal para o uso auxiliar e perfeito para acomodar toalhas, este modelo é dobrável, recostando-se à parede quando fora de uso e, assim, economizando espaço na lavanderia.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Varal não é tudo igual: entenda as diferenças e escolha o melhor para você - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa