Topo

Materna

Acolhendo a gestante em todas as suas vertentes


9ª semana - O treino começou, mas dá para ganhar músculo na gravidez?

Camila Gray/UOL
Imagem: Camila Gray/UOL

Beatriz Zogaib

05/06/2024 23h07

Para ir direto ao ponto, mas não tão direto assim, a resposta da pergunta no título é sim, mas depende. Essa não é a fase para focar no aumento de massa muscular, e nem mesmo de pensar em melhorar a performance em qualquer outra atividade física, mas é totalmente possível preservar o que foi ganho antes da gestação, especialmente quando falamos em músculos. Isso significa que, se você já praticava musculação com foco em massa muscular nos últimos tempos, não há motivos para se preocupar com grandes perdas; com a orientação correta, tudo indica que você se manterá "sarada" e com tônus muscular, com o charme da barriguinha de grávida. E se o ganho acontecer, ainda que de forma tímida, ótimo!

No entanto, se você é sedentária, nem pense em ficar sarada ou musculosa agora, combinado? Pense apenas em começar o exercício para seu bem-estar e fortalecimento. E saiba que se sua escolha for a musculação, está ótimo. A modalidade pode ser feita durante toda a gestação, apenas pegando mais leve no primeiro e no terceiro trimestre.

É importante lembrar que o ideal é que uma gestante ativa faça exercícios aeróbicos e anaeróbicos e, para a surpresa de muita gente, o treino de musculação não é apenas anaeróbico (para ganho de músculo) e pode se tornar aeróbico. "Se tiver um ritmo de troca de exercício e de descanso que mantenha a frequência cardíaca alta, às vezes a gestante nem percebe, mas está fazendo um treino aeróbico", explica Juliana Calheiros, especialista em treinos femininos, que atua com mulheres gestantes até pós-menopausa.

A especialista em movimento e responsável por estudos científicos com gestantes Cau Saad recorda que o corpo da mulher sofre diversas mudanças fisiológicas e anatômicas durante a gestação e que isso acaba interferindo na percepção que a gestante tem sobre sua imagem corporal. Você está gerando uma vida e essa vida precisa de nutrientes e um espaço adequado para se desenvolver, e esses recursos quem promove é você como mãe, através de hábitos saudáveis como dormir bem, se alimentar bem, treinar? Neste período o ideal é que se preocupe em realizar a manutenção da sua massa magra e administrar seu peso conforme orientações médicas. Aproveite", recomenda. Pode parecer clichê, mas as 40 semanas passam muito rápido e, depois, você conseguirá recuperar seu condicionamento voltando com constância aos treinos.

Gosta de pernas fortes? Tudo bem, é possível realizar manter os músculos através do fortalecimento dos inferiores, e esse é apenas um dos inúmeros benefícios da musculação, listados abaixo:

  • Melhora da circulação sanguínea e linfática;
  • Redução dos inchaços das pernas (exatamente pelo já comentado acima)
  • Redução de dores lombares
  • Fortalecimento das articulações
  • Fortalecimento dos membros inferiores (ajuda a sustentar o peso dos meses adiante com mais conforto)

Newsletter Materna - Sem vergonha de perguntar Matéria -  -

Dá para usar perfume na gravidez?

Só você saberá se será possível e qual perfume você aguentará o cheiro. Não há contraindicações ou evidências de que o uso de perfumes cause efeitos negativos na mãe ou no bebê. Por conterem substâncias químicas variadas e a pele da gestante ter uma tendência a ficar mais sensível, o único porém é que, tanto os perfumes quanto outros cosméticos com perfumes, podem causar irritação - o que, se acontecer, deve-se suspender o uso.

Fora o fato de que é preciso relacionar as fragrâncias com os enjoos. Devido às alterações sensoriais do organismo materno, elas podem sim causar o mal estar, mas isso é particular de cada gravidinha e, segundo a ginecologista obstetra Denise Theodosio, é mais comum sentir desconforto com cheiros no primeiro trimestre. Uma sugestão para quem não abre mão de um cheirinho gostoso é usar fragrâncias suaves em pouca quantidade. "Cada uma vai ter que traçar a sua estratégia individual, lembrando que tem hidratantes sem cheiro também", diz.

Newsletter Materna - Direto ao ponto matéria -  -

Mudanças na pele: quais produtos são seguros?

  • Nessa fase, aposte em limpeza de pele, uso de vitamina C, hidratante, protetor solar e óleos vegetais
  • Com exceção de ácidos, injetáveis (como toxina botulínica), derivados de vitamina A, tretinoína e isotretinoína, há muitas opções para cuidar da pele nesse momento tão especial. Para acnes, o tratamento/ácido seguro para gestante e feto é o ácido azeláico, com acompanhamento do dermatologista.
  • A dica mais valiosa é: não saia comprando cosméticos em farmácias. Prefira uma boa consulta e cuidados em casa com acompanhamento dermatológico. Isso irá ajudar inclusive na prevenção de melasmas, estrias e ressecamentos.
  • Se quiser manter uma rotina de tratamentos mais próxima do que fazia antes de engravidar, vale conversar com a dermato para aderir a peelings sem injetáveis e tratamentos modernos com jatos de ar, lasers ou luz pulsada (desde que sejam liberados para gestantes)

Newsletter Materna - Troca sincera Matéria -  -

Os benefícios dos exercícios de respiração desde já

"Exercícios de respiração permitem à gestante ganhar maior consciência corporal e lidar melhor com o estresse. E a respiração é a base do relaxamento físico, emocional e mental", conta a terapeuta perinatal Patrícia Bressan, que explica como a respiração consciente pode minimizar enjoos, dar mais energia, ajudar na oxigenação da gestante e do feto, melhorar o desconforto decorrente da compressão do diafragma, e ainda ajudar no trabalho de parto. "Ela pode ser a maior aliada da mulher no período expulsivo, dando mais energia para mães e bebês." Veja um exercício de respiração para treinar desde já:

  • Respiração energética: de pé, com as mãos ao longo do corpo, cerre os punhos, inspire levantando e, contraindo os ombros, bloqueie levemente a respiração. Mantendo os punhos fechados, faça movimentos de sobe e desce com os ombros (cinco vezes) e, no último movimento de descida, expire pela boca colocando todo o ar para fora de uma vez. Repita de três a cinco vezes. Esse exercício relaxa e revigora o corpo.

Newsletter Materna - Livro de cabeceira Matéria -  -

"Quando o corpo consente": livro que desperta na futura mãe o gosto pelas sensações sutis, o desejo de habitar todos os recantos do próprio corpo com ternura e respeito, por ela e pelo bebê.

Newsletter Materna - Na minha pele Matéria -  -

ellen - acervo pessoal - acervo pessoal
Ellen Borges, educadora, 43 anos, é mãe de Benjamin, 4, e Sofia, 7
Imagem: acervo pessoal

"Tive dois filhos após ouvir que nunca poderia engravidar por ter miomas"



Uma breve pausa!