Topo

Materna

Acolhendo a gestante em todas as suas vertentes


Tudo que você precisa saber sobre fotografia, decoração e festa na gestação

Imagem: Camila Gray/UOL

06/06/2024 17h44

Juntamos todas as dicas de fotografia, decoração e festa que aparecem nas newsletters de Materna neste texto, assim você consegue tirar suas dúvidas de forma simples, completa e organizada.

Lembrete da fotógrafa: faça a mesma foto todo mês

Esqueceu de fotografar? Calma, dá tempo! Sua barriguinha está começando a mudar mais agora, e uma dica bacana é fotografá-la todos os meses de agora em diante! De preferência no mesmo ângulo, com o mínimo de elementos na foto ou máximo de elementos iguaizinhos - para a sua barriga ser o foco dos registros. "O mais legal para essa sequência da barriga é estar no mesmo lugar e com a mesma roupa. Eu por exemplo usei um mesmo biquíni até o final. O mais fácil é fotografar em uma parede branca, com uma luz natural que entre pela janela, com o celular mesmo", Cecília Acioli, fotógrafa de gestante, parto, recém-nascido e família.

Você vai precisar de:

  • Um ambiente clean e com parede clara. Vale também ter ao lado um quadro, uma planta ou algo decorativo.
  • Seu marido ou alguém que possa sempre fazer a mesma foto. Se não quiser depender de alguém, vale ter um suporte para celular e usar o timer! Ou fazer a mesma foto em um espelho que mostre seu corpo inteiro ou do quadril para cima
  • Biquíni, lingerie, roupa de ginástica, pijama ou outra roupa que estique até o fim e deixe sua barriga à mostra
  • Celular com uma boa câmera (nada muito elaborado, você pode usar aplicativos de imagem para melhorar a foto depois se precisar!)
  • Luz natural ou iluminação artificial que não faça sombra no seu corpo ou na parede

Não esqueça de fotografar um mês após o nascimento: "O bebê com um mês no colo, com a barriga pós-parto fica bem legal também."

Vai reformar algum cômodo ou móvel? Comece agora

Não pense duas vezes, e comece a preparar o ambiente que receberá seu bebê. É o que sugere a arquiteta Natália Castello, especialista em arquitetura infantil. "Temos clientes que procuram a gente mesmo antes de saber o sexo para fechar o projeto e, depois, entender o estilo. Isso seria o ideal, porque não depende só do projeto, mas a gente depende de fornecedores, de berço, de cômoda... Então, quanto antes começar, melhor, porque o bebê não tem hora para chegar, pode chegar nas 40 semanas, mas pode nascer antes", explica. Tudo, claro, vai depender do que você deseja e precisa. Se escolher um projeto mais fino, com berço entalhado, por exemplo, o prazo de entrega pode chegar a noventa dias. Se for reformar móveis que já tem pode ser mais rápido, mas nem precisamos falar o que acontece se o seu caso for a reforma do cômodo todo, certo? De todo jeito, está mais do que em tempo de escolher qual caminho seguir. Quer ter mais tranquilidade e opções para decidir tudo? Comece a pensar em tudo. Só deixe para mais tarde se não se importar em não ter muitas opções ou em aderir às que encontrar à pronta entrega.

Considere essas dicas para a decoração do quartinho

A pediatra Daniela Anderson orienta a pensar nas acomodações com calma durante a gestação, levando em conta a sua realidade, e respeitando as possibilidades que tem, sem estresse. Tem um quarto só para dividir entre o filho mais velho e o que vem chegando? Tudo bem, apenas faça as adaptações necessárias. O recém-nascido vai dormir no seu quarto? Pense em um bercinho que se acople à cama, ou um cantinho dedicado à ele. "Temos uma diversidade de famílias, algumas que têm casas gigantescas e outras que moram em casas menores", lembra. A arquiteta Natália Castello, especializada em arquitetura infantil, enfatiza a importância de olhar para a essência da família na decoração. "O que você quer trazer para o espaço do bebê? Gosta de natureza? De viajar? O quarto do bebê não precisa necessariamente ter um tema, pode ser atemporal e trazer referências que são importantes para a família", diz.

Segundo a arquiteta, hoje as pessoas pensam em um quarto que dure mais tempo, que a criança possa usar em toda a primeira infância, usando recursos como listras, nuvens e tons não necessariamente pasteis ou "bebê".

Peças-chave e como escolhê-las:

  • Guarda Roupa: É interessante escolher uma peça de qualidade, que dure muitos anos, mas prefira uma peça mais neutra, em branco ou cinza, que fique super bem em qualquer cor que esteja na decoração.
  • Berço ou Cama Montessori: Não precisa investir rios de dinheiro em berço, ele será substituído em pouco tempo e, por isso, pode ser uma boa apostar em uma caminha montessoriana (baixa e que permite que o bebê aprenda a entrar e sair dela sozinho).
  • Cômoda: Outra peça-chave que vale mais o investimento, ela será seu apoio não apenas na troca de fraldas, mas para guardar peças que não caberão no armário ou que precisam ter um acesso diferenciado. Inclusive, a cômoda pode vir a guardar brinquedos mais pra frente ou ir para outro canto da casa
  • Poltrona: Você passará um tempo mais nela, mesmo que não amamente - você vai dar mamadeira ali, descansar e ninar o bebê - e é importante ter conforto. A sugestão é optar por uma que tenha apoio de braço e que não tenha tanto a cara de poltrona de amamentação; ela também poderá ser útil na sala em um futuro próximo
  • Tapetes, papel de parede, etc: Use o valor que usaria num berço mais caro (e que tem prazo de uso) para comprar itens decorativos que dão todo o charme para o cômodo, como papel de parede e tapetes (escolha os que não escorreguem e tragam conforto quando o bebê engatinhar, sentar e brincar.

Chá de bebê/revelação: balada ou comportado - como organizar?

Tudo depende do que você deseja e pode fazer. E aqui estamos falando de sonho (de ter uma celebração inesquecível) e de realidade (financeira). Pense nesses dois pontos e reflita o que é o ideal para você. Depois, faça as contas de quanto você gastaria com o chá de bebê ou chá revelação - lembrando que ambos podem até acontecer juntos. É o que ensina a educadora financeira Dina Prates. Veja ainda se vale mais a pena fazer o chá de bebê em casa, em um local pago, com comes e bebes mais simples, com buffet etc. Decoração é a mesma coisa: o que você quer e o que dá conta? É possível contratar especialistas, mas também é super possível usar a criatividade e bons tutoriais e fazer aquela festa linda "do it yourself", o famoso "faça você mesma". Apenas não se desgaste. Ah, e não esqueça de calcular. Vale a pena um evento mais comportado para gastar mais no enxoval? Ou a festa de arromba e os presentes que chegarão com ela compensarão os gastos?

Para quem chegar à conclusão de que a celebração é o caminho, comece pela escolha do espaço e pela lista de convidados. Que estilo vai querer? Vai ser algo focado somente no bebê? Ou vale fazer também uma festa envolvendo adultos? Tudo isso depende do seu orçamento. E deseja algum tema específico para a decoração? "Pode-se fazer algo mais intimista para a família em casa, em um restaurante e até mesmo em um espaço maior para a família e amigos. Uma dica para economizar e permitir a participação de mais pessoas queridas é fazer algo em salão de festas, área gourmet ou até mesmo dentro de casa - já que o espaço é o valor mais impactante no orçamento", explica a especialista em eventos Tatiana Judice. Outra dica é utilizar papelaria na decoração; são simples de fazer, com custo baixo e dá para criar uma decoração lindíssima! "Sobre comidinha, existem finger food super fofos (que já fazem parte da decor) e com excelente custo benefício. Pode ser uma boa aposta", sugere Tatiana.

Para o chá revelação, algumas dicas bacanas que fogem do clichê são:

  • Caça ao tesouro com mensagens para o bebê que está a caminho e uma mensagem que revela o sexo no final
  • cachorro ou pet vindo com balão ou coleira indicando o sexo
  • painel com várias bexigas e apenas uma com confete
  • biscoito da sorte. Um dos biscoitos vai revelar o sexo do bebê
  • caneca termossensível: deixar à disposição uma bebida quente, como chá de ervas ou vinho quente - o calor revelará o gênero do bebê

Cuidados com contratos com fotógrafo, decorador etc.

Nem só de dor de cabeça física vive uma grávida! Por se tratar de um período no qual precisamos adequar nossa casa fisicamente e planejar tudo para a chegada de um bebê, é comum precisar de trabalhos terceirizados e, se não tomarmos alguns cuidados, podemos sim nos deparar com problemas que tiram qualquer grávida do sério. Projeto do quarto que não fica pronto a tempo, buffet do chá revelação que deixa a desejar, fotógrafo que não aparece na hora do parto e não tem substituto? Lembre-se: qualquer prestação de serviços tem que ter contrato, e você precisa sim se resguardar? "A gente fica com o foco em outras coisas e nem pensa em algumas outras, é importante ter um contrato para garantir as entregas", afirma a advogada Adriana Strabelli. Segundo ela, outro cuidado básico é ver se a empresa realmente existe, há quanto tempo está no mercado e os depoimentos de quem já a contratou. "Ainda mais porque hoje a empresa pode fazer anúncios nas redes sociais e não ser sólida. Ou seja, ser ótima em marketing e não trabalhar de forma séria".

Lembrete de fotógrafa: tire fotos das últimas semanas da barriga

Promete que não vai esquecer? Nem se for em casa, no espelho, na varanda? vale a pena! Se preferir um ensaio gestante, se entregue! Apenas esteja atenta às melhores semanas para fotografar. "Como padrão, por volta de 29 a 34 semanas. Já fiz ensaios de mulheres com 39 semanas, mas normalmente é uma fase em que a gestante está supercansada, inchada e não é o que aconselho", orienta Cecília Acioli, fotógrafa especializada em gestante, parto, recém-nascido e família. Outro conselho muito válido? Se liberte do padrão ou de qualquer julgamento que você mesma possa fazer consigo. Segundo Cecília, é comum a mulher se achar que não é boa para foto, quase como se você tivesse que ser modelo, mas você não tem que ser, não tem que saber como agir, tem que estar apenas aberta. "Sei que não é fácil, mas um profissional tem todo o cuidado. É um olhar muito carinhoso, procurando ver o melhor. Vale muito a pena fazer um ensaio", diz. Resumão? Não encane com cabelo, unhas, nada disso não importa; pense nas lembranças deliciosas que você vai ter.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

- UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Newsletters


Últimas notícias