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Famosa marca britânica Belstaff estreia nas passarelas de NY

Looks da Belstaff para o Verão 2013 desfilados na semana de moda de Nova York (10/09/2012) - Getty Images
Looks da Belstaff para o Verão 2013 desfilados na semana de moda de Nova York (10/09/2012) Imagem: Getty Images

De Nova York

11/09/2012 12h32

Com 88 anos de fundação, a marca britânica Belstaff fez sua estreia na semana de moda de Nova York nesta segunda-feira (10) com uma coleção feminina baseada no romance dos baús de viagem.

Inspirada nos velhos tempos do ator Steve McQueen e no guerrilheiro argentino-cubano Che Guevara, a Belstaff mostrou muito couro e roupas de motoqueiro. A marca desfruta de um revival graças a Martin Cooper, diretor criativo desde o ano passado.

"A coleção é baseada no romantismo da viagem," disse Cooper em entrevista à AFP, lembrando como o ateliê da marca começou a colecionar antigas malas de viagem que eram depois desmontadas e tinha seu couro utilizado.

"Nós estamos reposicionando a Belstaff para que seja uma marca de luxo", acrescentou o diretor, que trabalhou anteriomente na Burberry por 16 anos. "Hoje é nossa primeira introdução oficial ao estilo de vida luxuoso", completou.

Pela passarela da Belstaff passaram vestidos de seda fluidos, chemisiers leves e jaquetas três quartos em discretos e elegantes tons de branco e café. Os cabelos vieram lisos e naturais, combinando com maquiagem nude e sandálias de tiras, grande tendência da temporada de moda em Nova York.

Graças à rica história da marca -a famosa aviadora Amelia Earhart usava Belstaff nos anos 1930- assim como Leonardo DiCaprio e Brad Pitt em filmes de época como "O Aviador" e "O Estranho Caso de Benjamin Button", o couro era onipresente. O material aparece não só em detalhes, mas em conjuntos inteiros de saia e a conhecida jaqueta de quatro bolsos e cinto da marca, a Trailmaster.

O couro marca presença em vários desfiles da semana de moda de Nova York, mas segundo Cooper sua presença em uma coleção de primavera-verão não deveria ser estranha. "Sua textura é "fina como papel e é perfurada, assim é como uma malha", diz o diretor criativo. "O ar o atravessa. É muito, muito bonito e super leve".

Fundada em 1924 em Staffordshire, no norte da Inglaterra e favorecida pela aristocracia, a Belstaff foi comprada em 2011 pelo grupo suíço Labelux, cujas marcas incluem o mago dos sapatos Jimmy Choo, Derek Lam, Bally e Zagliani.

O desfile desta segunda-feira coincidiu com a abertura da primeira loja da Belstaff em Nova York, na Madison Avenue, a primeira de uma leva que vai incluir lojas em Milão, Munique e, mais tarde, uma loja conceito em Londres.

O chefe executivo da Belstaff, Harry Slatkin, estava visivelmente feliz com a coleção, enquanto o estilista norte-americano Tommy Hilfiger, membro da diretoria da marca, assistia ao desfile como convidado na primeira fila.

"Nós temos uma equipe excelente", disse Slatkin. "Temos trabalhado duro para relançar a marca, e há mais por vir."