As principais datas da vida de Winnie Mandela
Indomável e carismática, Winnie Madikizela-Mandela, morreu aos 81 anos, nesta segunda-feira, 2. Ela tornou-se um importante rosto da luta anti-Apartheid ao assumir a bandeira de seu marido Nelson Mandela na prisão.
O percurso de Nomzamo Winifred Madikizela Zanyiwe, conhecida sob o nome de "Winnie", é indissociável do primeiro presidente negro da África do Sul, com quem foi casada por 38 anos, incluindo os 27 que ele esteve na cadeia.
A vida de Winnie
1936: Nascimento em 26 de setembro de Nomzamo Winifred Zanyiwe Madikizela, conhecida como Winnie, na província de Cabo Oriental (sul).
1955: Torna-se a primeira assistente social negra do país em um hospital de Soweto, município negro de Joanesburgo.
1958: Casa-se com Nelson Mandela.
1962: Fica sozinha com suas filhas depois da prisão do marido. Apesar das intimidações e passagens pela prisão, torna-se uma das figuras do Congresso Nacional Africano (ANC).
1986: Em seu discurso mais polêmico, ela pede pela libertação do país com fósforos, em referência à tortura do "colarinho" (pneu inflamado ao redor do pescoço).
1990: Libertação de Nelson Mandela após 27 anos de prisão.
1991: Considerada culpada de cumplicidade no sequestro de quatro jovens, um dos quais faleceu, por sua guarda, o "Mandela United Football Club" (MUFC).
1992: Acusada de corrupção e má administração, é demitida de sua liderança no ANC.
1994: Vice-ministra da Cultura no primeiro governo pós-apartheid. Demitida no ano seguinte por insubordinação, continua a exercer o cargo de deputada e de presidente da Liga das Mulheres.
1996: após quatro anos de separação, divorcia-se de Nelson Mandela.
1998: A Comissão da Verdade e Reconciliação (TRC) a declara "culpada política e moralmente de enormes violações dos direitos humanos" cometidas pelo MUFC.
2003: Condenada por fraude.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.