Vaticano relança revista feminina com nova redação
O periódico oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano, anunciou nesta terça-feira o lançamento da nova versão da revista feminina "Mulheres Igreja Mundo", interrompida após a saída em março de sua fundadora por pressões internas para silenciá-la.
O suplemento especializado sairá de novo em maio e será coordenado por Rita Pinci, ex-chefe de redação do jornal romano Il Messaggero.
A nova diretora agradeceu em uma nota o diretor do Osservatore Romano, Andrea Monda, pela "liberdade total" que lhe garantiu.
"A Igreja necessita a presença e a voz das mulheres", escreveu Pinci, que especificou que não é teóloga, nem historiadora, nem vaticanista.
"Sou jornalista e crente", disse.
O suplemento mensal foi fundado há sete anos com a aprovação do para Bento XVI, conta com edições em espanhol, francês e inglês e sob a direção da feminista Lucetta Scaraffia chegou a abordar temas delicados sobre a condição da mulher na Igreja.
A revista publicou muitos textos sobre espiritualidade e teologia, mas também denunciou a exploração das freiras por parte de bispos e cardeais, que as tratam como servas e não as remuneram pelo trabalho realizado.
Em fevereiro, a revista irritou a hierarquia da igreja ao publicar um informe sobre os abusos de freiras por parte de sacerdotes, que as obrigam a abortar ou criar sozinhas os filhos, depois de terem sido expulsas por sua comunidade.
O fenômeno foi denunciado depois pelo próprio papa Francisco, que reconheceu pela primeira vez os abusos cometidos contra as freiras por parte de sacerdotes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.