Ativista pelos direitos das mulheres é alvo de ataque no Afeganistão
Cabul, 15 Ago 2020 (AFP) - Fawzia Koofi
Fawzia Koofi, uma importante defensora dos direitos das mulheres e integrante da equipe de negociação afegã que deve iniciar em breve o diálogo com os talibãs, foi atingida por um tiro perto de Cabul, anunciaram as autoridades do país.
Homens armados abriram fogo contra Koofi e sua irmã na sexta-feira (14), na província de Parwan, próxima da capital, afirmou o porta-voz do ministério do Interior, Tariq Arian.
Os talibãs negaram a autoria do ataque, que aconteceu quando as duas mulheres saíam de seu automóvel para fazer compras, depois de prestar condolências a uma família, completou o porta-voz.
"Um carro as interceptou e homens armados abriram fogo. Koofi foi atingida na mão direita e está em condição estável", disse Arian.
Crítica veemente dos talibãs e também integrante do Parlamento, Koofi confirmou a "tentativa de assassinato" em sua página do Facebook.
O coordenador da equipe de negociações afegã, Mohammad Masoom Stanekzai, iniciou uma investigação sobre o ataque, que até o momento não foi reivindicado por nenhum grupo.
O presidente afegão, Ashraf Ghani, condenou o "ataque covarde".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.