Polícia de Belarus anuncia detenção de dezenas de mulheres em protesto
A polícia de Belarus usou de métodos violentos para acabar com um protesto de mulheres na capital de Minsk, neste sábado (12) e anunciou a detenção de dezenas delas, em um novo dia de protestos contra o regime.
As mulheres compareceram a um protesto pacífico no centro da cidade. Algumas delas batiam em panelas enquanto gritavam "Devolvam Masha", em referência à líder da oposição Maria Kolesnikova, que foi detida esta semana após resistir à expulsão do país e rasgar seu próprio passaporte para evitar a medida.
Quando as mulheres chegaram à Praça da Liberdade de Minsk, homens encapuzados tentaram deter algumas delas, que resistiram, de acordo com imagens do canal independente Belsat TV e do site de notícias Tut.by.
Outro vídeo mostra imagens de policiais ajudando os homens encapuzados, que levavam as mulheres de maneira violenta para veículos da força de segurança. De acordo com o grupo de defesa dos direitos humanos Viasna, 30 manifestantes foram detidos.
A porta-voz do ministério do Interior, Olga Chemodanova, confirmou à AFP que mulheres foram detidas, mas não revelou detalhes.
O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, que enfrenta há um mês um movimento de protesto sem precedentes nas ruas contra sua questionada reeleição, viajará à Rússia na segunda-feira (14), para uma reunião com o colega Vladimir Putin.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.