Igreja Anglicana nomeia primeira mulher como bispa de Londres
Pela primeira vez na história, a Igreja Anglicana nomeou uma mulher para ocupar um dos mais altos cargos da hierarquia da instituição. Sarah Mullally, uma ex-enfermeira de 55 anos, foi nomeada bispa de Londres na noite desta segunda-feira (18).
Veja também
- Igreja da Suécia abandona o uso de pronome masculino para se referir a Deus
- O prazer da mulher segundo a Igreja, através dos olhos de uma evangélica
- Meninos podem vestir tutus e meninas, capas de heróis, diz Igreja Anglicana
Mullally já atuava como bispa de Crediton, em Devon, mas assumir o cargo na diocese localizada na Catedral de St. Paul a coloca na terceira posição entre os maiores líderes da Igreja. Ela agora só fica atrás do arcebispo de Canterbury, que é considerado o governador supremo da religião, e do arcebispo de York.
A britânica substitui Richard Chartres, que deixou o posto por conta da idade avançada, e tornou-se a 133ª pessoa a dirigir a diocese. O nome de Mullally também recebeu a aprovação da rainha Elizabeth II, que é considerada a chefe da confissão anglicana.
Apesar do avanço, a nomeação de uma mulher para o posto não foi bem aceita por alas mais conservadoras dos anglicanos, mas Mullally afirmou que vai respeitar "aqueles que não aceitam o meu ministério episcopal porque sou uma mulher".
A Igreja Anglicana autorizou, não sem divisões internas, a ordenação de bispas mulheres em 2014 e nomeou a primeira delas em 2015, quando Libby Lane foi indicada para guiar a diocese de Stockport.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.