Imagens sensuais 'estimulam homens a arriscar mais dinheiro'
Um estudo realizado por cientistas americanos sugere que imagens sensuais podem afetar o comportamento dos homens nas decisões financeiras e fazer com que eles arrisquem mais dinheiro.
De acordo com o estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, publicado na edição desta semana da revista científica NeuroReport, as imagens sensuais estimulam a atividade no núcleo accumbens- área do cérebro responsável pela sensação de prazer e recompensa.
A pesquisa indica que a estimulação destas áreas afeta as decisões financeiras tomadas pelos homens imediatamente após serem expostos às imagens.
Estímulo
Para estabelecer os resultados, os cientistas submeteram um grupo de estudantes universitários heterossexuais a exames de ressonância magnética para verificar a atividade do cérebro quando eram expostos a três grupos de imagens, cada um correspondente a um tipo de estímulo visual.
O primeiro grupo utilizado para criar estímulos positivos, continha imagens sensuais de mulheres, enquanto o grupo feito para criar estímulos negativos era composto por imagens de cobras e aranhas. Os cientistas incluíram também imagens como objetos de papelaria - como grampeadores, réguas, etc - relacionados a estímulos considerados "neutros".
Como parte da pesquisa, logo após verem cada uma das imagens, os voluntários tinham que fazer uma aposta. O montante variava entre US$ 0,10 e US$ 10. Depois de comparar a quantia apostada por cada voluntário e a imagem que estimulou a aposta, os cientistas verificaram que o estímulo visual positivo influenciou os homens a fazerem apostas mais altas.
"A descoberta mais interessante, do ponto de vista econômico, é que estes estímulos positivos, apesar de não estarem relacionados diretamente com a aposta, influenciam o comportamento na hora de arriscar o dinheiro", disse Brian Knutson, que liderou a pesquisa.
De acordo com o estudo, os resultados ajudam a esclarecer quais os apelos emocionais e visuais podem ser eficazes em diversas áreas como publicidade, política e nos jogos de sorte.
"Em um cassino, por exemplo, as pessoas usam roupas sensuais, há luzes, música, bebidas alcoólicas e outros estímulos que não estão necessariamente relacionados com as apostas. Mas estas são pistas que podem encorajar os riscos financeiros e fazer com que as pessoas gastem mais", explicou Knutson.
O cientista ressaltou ainda que há muita pesquisa a ser feita para decifrar os efeitos do estímulo visual no comportamento. Segundo ele, o próximo passo do estudo será analisar o comportamento das mulheres quando estimuladas visualmente.
De acordo com o estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, publicado na edição desta semana da revista científica NeuroReport, as imagens sensuais estimulam a atividade no núcleo accumbens- área do cérebro responsável pela sensação de prazer e recompensa.
A pesquisa indica que a estimulação destas áreas afeta as decisões financeiras tomadas pelos homens imediatamente após serem expostos às imagens.
Estímulo
Para estabelecer os resultados, os cientistas submeteram um grupo de estudantes universitários heterossexuais a exames de ressonância magnética para verificar a atividade do cérebro quando eram expostos a três grupos de imagens, cada um correspondente a um tipo de estímulo visual.
O primeiro grupo utilizado para criar estímulos positivos, continha imagens sensuais de mulheres, enquanto o grupo feito para criar estímulos negativos era composto por imagens de cobras e aranhas. Os cientistas incluíram também imagens como objetos de papelaria - como grampeadores, réguas, etc - relacionados a estímulos considerados "neutros".
Como parte da pesquisa, logo após verem cada uma das imagens, os voluntários tinham que fazer uma aposta. O montante variava entre US$ 0,10 e US$ 10. Depois de comparar a quantia apostada por cada voluntário e a imagem que estimulou a aposta, os cientistas verificaram que o estímulo visual positivo influenciou os homens a fazerem apostas mais altas.
"A descoberta mais interessante, do ponto de vista econômico, é que estes estímulos positivos, apesar de não estarem relacionados diretamente com a aposta, influenciam o comportamento na hora de arriscar o dinheiro", disse Brian Knutson, que liderou a pesquisa.
De acordo com o estudo, os resultados ajudam a esclarecer quais os apelos emocionais e visuais podem ser eficazes em diversas áreas como publicidade, política e nos jogos de sorte.
"Em um cassino, por exemplo, as pessoas usam roupas sensuais, há luzes, música, bebidas alcoólicas e outros estímulos que não estão necessariamente relacionados com as apostas. Mas estas são pistas que podem encorajar os riscos financeiros e fazer com que as pessoas gastem mais", explicou Knutson.
O cientista ressaltou ainda que há muita pesquisa a ser feita para decifrar os efeitos do estímulo visual no comportamento. Segundo ele, o próximo passo do estudo será analisar o comportamento das mulheres quando estimuladas visualmente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.