Facebook se desculpa por barrar foto de modelo plus size em grupo feminista
O grupo feminista australiano Cherchez La Femme usou a imagem da modelo Tess Holliday para promover um evento sobre visão positiva do corpo.
Apesar de a rede social ter permitido o post, não deixou o grupo anunciar o evento usando a mesma foto.
A alegação inicial do Facebook foi que o anúncio "mostrava um corpo... de maneira indesejável".
"Anúncios como este não são permitidos porque eles fazem os leitores se sentirem mal com eles mesmos", diz a resposta do Ads Team do Facebook publicada na página do grupo feminista.
Também sugere que uma alternativa mais apropriada seria usar outras imagens como a de alguém "correndo ou pedalando".
Após reconhecer o erro e autorizar o anúncio, um porta-voz do Facebook disse que "nosso time processa milhões de imagens de anúncios por semana e às vezes comete erros."
"Para ser claro, a imagem está adequada a nossa política de publicidade. Então agora aprovamos a imagem e pedimos desculpas por qualquer ofensa causada."
Os "termos e condições" do Facebook dizem que imagens usadas em anúncios não podem "mostrar parte de pele ou de decote excessivamente".
Jessamy Gleeson, uma das produtoras do evento promovido pelo grupo feminista, disse à BBC que estava furiosa.
"Eles não estão vigiando corpos de mulheres quando elas estão em padrões 'aceitáveis' de beleza", afirma.
"Entendo que eles estavam tentando combater desordens alimentares - isso faz sentido - mas em algum momento você tem que considerar que mulheres com pesos diferentes existem no Facebook."
A BBC Brasil tentou obter autorização para usar a foto de Tess Holliday de biquíni, mas não tinha obtido resposta da assessoria da modelo até a publicação desta reportagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.