Topo

Valentino inaugura museu virtual com 300 de suas criações em 3D

Valentino vai à festa realizada no Cinema Society & Piaget, em Nova York (04.12.2011) - Getty Images
Valentino vai à festa realizada no Cinema Society & Piaget, em Nova York (04.12.2011) Imagem: Getty Images

06/12/2011 07h41

Nova York - O estilista italiano Valentino inaugurou nesta segunda-feira (5), em Nova York, um museu virtual no qual são mostradas cerca de 300 de suas criações, através de uma inovadora tecnologia interativa em três dimensões.

"Poderia inaugurar dez museus virtuais para mostrar todas as minhas criações", disse o estilista, sem muita modéstia, durante a apresentação, realizada no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). O evento contou com a presença dos atores Hugh Jackman e Anne Hathaway.

Desde segunda, os visitantes de qualquer parte do mundo podem "passear" por este museu interativo e contemplar meio século de trabalho do estilista, graças a cinco mil fotografias e ilustrações e quase 100 vídeos de seus desfiles.

Embora a maior parte do conteúdo esteja na rede, cada visitante deve baixar um aplicativo gratuito para "poder criar sua própria rota através das galerias", destacaram os criadores do museu virtual.

Valentino, nascido em 1932, já vestiu de atrizes a rainhas. O estilista entrou para o mundo da moda em 1950 e, quando ainda adolescente, se mudou para Paris a fim de estudar, embora tenha se consagrado apenas em 1968 com sua "Collezione Bianca" ("Coleção Branca", em tradução livre do italiano).

O reconhecido nome da moda, que se aposentou em 2007, foi homenageado em setembro pelo Conselho da Costura do Instituto da Moda de Nova York em reconhecimento à arte de seus desenhos e a sua extensa trajetória profissional.