Reino Unido proíbe anúncio de rímel da Dior por "induzir consumidor ao erro"
Um anúncio de um rímel da Christian Dior foi proibido no Reino Unido por "induzir os consumidores ao erro" ao retocar digitalmente os cílios da atriz que estrela a campanha, a americana Natalie Portman, e mostrar um resultado que não corresponde com a realidade.
No anúncio, a atriz é acompanhada por um texto que diz que o rímel provoca um "efeito espetacular de multiplicação do volume, cílio por cílio".
O órgão regulador de publicidade do Reino Unido (ASA, por sua sigla em inglês) decidiu proibir a campanha depois que uma das marcas concorrentes da Dior na indústria de cosméticos, a L'Oreal, emitiu uma queixa contra o anúncio por "considerá-lo exagerado e fazer com que os consumidores sejam enganados sobre os possíveis efeitos do produto".
A Dior saiu em defesa do anúncio e assegurou que a atriz não utilizou cílios postiços no comercial, mas reconheceu que os responsáveis pela criação da propaganda usaram Photoshop para aumentar a espessura e o volume dos cílios.
Além disso, a marca disse que os consumidores esperam que as imagens usadas em propagandas de produtos de beleza sejam feitas com um estilo profissional, de acordo com a imprensa britânica.
Porém, a ASA afirmou que não há provas de que o produto possa imitar o resultado que aparece no anúncio, por isso que ele pode "induzir ao erro".
Não é a primeira vez que são proibidos, no Reino Unido, anúncios que foram tratados com Photoshop, já que em fevereiro foi vetada a publicidade de um creme antirrugas da L'Oreal, por retocar o rosto de sua protagonista, a atriz Rachel Weisz, até "enganar os consumidores" sobre os efeitos do produto.
Essa decisão foi, inclusive, aplaudida no âmbito político pela deputada liberal-democrata Jo Swinson, que apoia uma campanha contra o uso de imagens de beleza não realistas em publicidade. "O que foi estabelecido na ASA contra a publicidade com fotografias muito retocadas deveria servir como uma chamada de atenção".
A L'Oreal foi uma das grandes prejudicadas pela regulamentação britânica pois, além do anúncio de Weizs, também foram vetadas outras campanhas como as de Julia Roberts, Christy Turlington e Penélope Cruz.
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