Topo

Centenas de "tupinambás" fazem figuração para as índias coquetes da Salinas

Índias coquetes no desfile de moda praia da Salinas - Publius Vergilius/UOL
Índias coquetes no desfile de moda praia da Salinas
Imagem: Publius Vergilius/UOL

CAROLINA VASONE<br>Enviada especial ao Rio

07/06/2006 18h32

Se o primeiro dia do Fashion Rio foi marcado pela imagem criada por Bia Lessa, da procissão com 750 negros para celebrar a história do samba no desfile da Blue Man, nesta quarta (7), foi a vez do diretor Alberto Renault impressionar os convidados da semana carioca com uma arquibancada de centenas de homens vestidos de índios tupinambás.



A tribo indígena brasileira foi o tema da coleção da marca de moda praia, que apostou em acessórios e detalhes artesanais - argolas de madeira, detalhes de penas, cintos de palha, franjas e bolas pintadas à mão - em biquínis e maiôs com mistura de estampas gráficas e folhagens, em tons que iam dos mais naturais verde, amarelo e amarronzados até misturas pops como o azul turqueza com o rosa ou chiques, como o marrom com o avermelhado. O resultado é uma coleção de índias coquetes, com tiara de peninhas na cabeça e melissas de salto nos pés.



Nem por isso as referências à cultura indígena deixam de aparecer - sempre de forma estilizada. Versões diminutas das franjas das saias dos índios enfeitam, como uma espécie de babado tribal, a cintura de biquínis e maiôs ou as barras de saídas de banho como a usada por Marcelle Bittar, num desenho gráfico de losangos em preto e branco (essa estampa, aliás, apareceu muito no desfile).



Enquanto beldades como Michelle Alves, Giane Albertoni e Isabeli Fontana (com cinco meses de gravidez) incorporam uma versão alourada de Iracema, a turma do "fundão" dos figurantes, munida de instrumentos de percussão, vai do batuque indígena ao ritmo de escola de samba.



No final da apresentação, índias - de biquíni - e índios - de tinta vermelha no corpo e cocar na cabeça - fazem pose para a platéia e fotógrafos.